Escola Secundária Braamcamp Freire, CVDB Arquitectos CVDB Arquitectos Espaços comerciais Escolas
Escola Secundária Braamcamp Freire, CVDB Arquitectos CVDB Arquitectos Espaços comerciais Escolas

PT

A intervenção na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, teve como premissas a reorganização do espaço escolar a partir da articulação dos diferentes sectores funcionais, de modo a garantir condições para o seu funcionamento integrado, promovendo igualmente a sua abertura à comunidade exterior.

O projecto consistiu na reorganização a tipologia pavilhonar existente, num novo e único edifício. Os espaços de permanência e de estudo informal são valorizados, integrando o conceito de “learning street”, fomentando a proximidade entre o aluno e os vários programas educativos e toda a comunidade escolar.

A escola estrutura-se em torno de uma praça central – “learning square”, cuja relação com os restantes espaços de recreio permite uma adequada integração na topografia do território e na paisagem.

O edifício materializa-se no seu exterior, em Betão à vista e betão pré-fabricado, com o objectivo de minimizar custos de manutenção. No interior são utilizados materiais resistentes e de fácil manutenção, adequados à sua utilização.

EN

The intervention at the Braamcamp Freire Secondary School in Pontinha, had the reorganization of the scholar space as premise. This reorganization was to be achieved through the articulation of the different functional sectors in a way that would guarantee conditions for its integrated functioning, promoting also its opening to the outside community.

The project consisted in the reorganization of the existing pavilionaire typology into one single building. The permanent and informal studying spaces are being valorized, integrating the concept of “learning street”, encouraging the proximity between the students, the various educative programs and the whole scholar community.

The school organizes itself around a central “learning square”, whose relationship with the other recreational spaces allows an adequate integration in the topography of the site as well as in the landscape.

The building facades materialize themselves in fair faced and prefabricated concrete, thus minimizing the maintenance costs. In the interior, adequate resistant materials are used.

LOCAL | LOCATION
Lisboa – Portugal

CRONOLOGIA | CHRONOLOGY

Projecto | Project – 2011

Obra | Construction – 2012

EQUIPA | TEAM

CVDB Arquitectos Associados

ARQUITECTURA – AUTORIA E COORDENAÇÃO | ARCHITECTURE – AUTHORSHIP & COORDINATION

Cristina Veríssimo e/and Diogo Burnay

ARQUITECTURA – COLABRAÇÃO | ARCHITECTURE – COLLABORATION

João Falcão, Rodolfo Reis, Joana Barrelas, Tiago Santos, Adam Pelissero, André Barbosa, Ângelo Branquinho, Ariadna Nieto, Guilherme Bivar, Hugo Nascimento, Inês Carrapiço, Irune Ardanza, José Maria Lavena, Leonor Vaz Pinto, Luigi Martinelli, Miguel Travesso, Silvia Amaral e/and Silvia Maggi

PAISAGISMO | LANDSCAPE ARCHITECTURE

F&C Arquitectura Paisagista

ESPECIALIDADES | ENGINEERING

AFA Consult

CONSULTOR DE COR | COLOR CONSULTANT

João Nuno Pernão

FISCALIZAÇÃO | SUPERVISION

Tecnoplano

CONSTRUÇÃO | MAIN CONTRACTOR

Consórcio liderado pela Seth | Seth Consortium

CLIENTE | CLIENT

Parque Escolar, E.P.E.

CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS

invisiblegentleman.com

Créditos fotográficos: invisiblegentleman.com
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado