Reabilitação Edificio Habitação Colectiva - Trofa, MCSARQ MCSARQ
Reabilitação Edificio Habitação Colectiva - Trofa, MCSARQ MCSARQ

O desafio lançado à MCSARQ pelos promotores, parte da existência de duas habitações unifamiliares de traças totalmente distintas, inseridas num núcleo urbano consolidado. O projeto desenvolvido pela MCSARQ pretende conciliar de forma harmoniosa a integração de um edifício multifamiliar num espaço urbano onde a habitação unifamiliar é predominante.

A existência de dois estilos arquitectónicos distintos dentro do mesmo edifício, foi um desafio para a MCSARQ, acabando por manter essa essência proveniente do original, com a manutenção do essencial do edifício mais antigo e tradicional e alterando de forma expressiva o edifico mais recente, do século XX, por considerar de menor valor arquitectónico. Com o intuito de dotar o edifico final de escala local, criamos mais um piso sobre a habitação mais a norte, lado para o qual o perfil da rua já tem maior cércea, fazendo deste um edifício de transição entre a escala mas habitacional (1 ou 2 andares) para uma escala mais citadina e portanto de maior cércea.

Conseguimos desta forma albergar num terreno com cerca de 400m2 um edifício composto por 3 lojas, 2 T2 e um T3, todos dotados de garagens privadas e fechadas, sobrando ainda 2 garagens / arrumos. Tudo isto sem descaraterizar a zona ao mesmo tempo que modernizamos todo o edificado.

Acreditamos que edifício tem tudo o que é necessário para que os seus utilizadores possam ter uma vivência singular, em edifício de habitação colectiva, uma vez que é possível num mesmo espaço ter experiências sensoriais distintas, criadas pela história do edifício em contraste com os novos elementos arquitetônicos. A escada reduzida, para este tipo de utilização, e a existência de espaços exteriores em todas as habitações, também são muito importantes para dotar este conjunto de uma vivência de nível superior e singular.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado