Moradia em Grândola - Projeto que arquitetura , Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design
Moradia em Grândola - Projeto que arquitetura , Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design

Implantada numa quinta com 150 hectares, a moradia de piso térreo está orientada no sentido das vistas e da paisagem, com a entrada principal a Sul.  A moradia é constituída por um corpo alongado, inspirado na volumetria das habitações típicas da paisagem alentejana, mas a construção será inteiramente fabricada em estrutura de madeira, uma vez que, esta foi uma das condições fundamentais do dono da obra, que quer preservar a paisagem natural da quinta.

O espaço da habitação está organizado longitudinalmente, com amplas janelas para sul e para norte. A cozinha será incorporada no espaço da sala para que este espaço proporcione um maior convívio, um dos requisitos fundamentais do dono de obra. Será uma habitação de fim-de-semana e de férias pelo que, pretende-se um espaço de convívio e não de isolamento. A poente estão localizados os quartos, sendo que a suite terá uma casa de banho privativa, e os outros dois quartos, serão servidos por uma casa de banho social.

A construção será revestida a madeira lamelada colada (com recurso aos painéis CLT da KLH ), sendo a madeira maciça de pinho.

O projeto procurou promover uma arquitetura sustentável amiga do ambiente enquanto agente da área da construção. Esta é uma das atividades que mais contribui para a poluição dos solos, do ar e da água. Assim, a moradia será realizada com painéis CLT (Cross Laminated Timber) fabricados na Áustria constituídos por lamelas em madeira maciça colada cruzada, que permitirá executar paredes, pisos e coberturas e acumulando funções estruturais, de compartimentação e revestimento. A construção será realizada de acordo com um conceito construtivo que define um padrão que é eficiente sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável.

Os painéis CLT da KLH são estanques ao ar, pois nas diferentes ligações entre painéis ou na ligação destes com outros elementos do edifício (como por exemplo as fundações, janelas ou portas), surgem pequenas frestas que originam altos níveis de circulação de ar e até infiltrações. Com a utilização de painéis estanques, existirá apenas a necessidade de tratar as ligações entre eles, ou a ligação entre os mesmos e os restantes elementos do edifício. Será colocada uma camada de cola exterior dos elementos CLT que será responsável pela sua estanqueidade. Ao prolongar esta camada estanque ao ar até aos limites exteriores dos painéis, evita-se a indesejada circulação de ar através das frestas da construção.

Nuno Ladeiro


Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado