Casa 18, joão navas arquitectos joão navas arquitectos Piscinas de jardim
Casa 18, joão navas arquitectos joão navas arquitectos Piscinas de jardim

A casa organiza-se a partir de um eixo longitudinal a todo o comprimento da mesma, que acompanha o enquadramento paisagístico local, com uma geometria tipológica de relação entre o objecto e o sítio, e em diálogo formal e estético com a arquitectura tradicional local.

Pretendeu-se criar um conjunto de espaços devidamente organizados de acordo com as suas funções, sem perder a unidade do mesmo. Neste sentido, a casa estrutura-se em dois pisos que se articulam pela permanência de espaços abertos. Estes possibilitam uma leitura volumétrica do piso 1.

O primeiro piso é constituído por um corpo a todo o comprimento da casa em forma de espigueiro. Neste “espigueiro” há uma área cuja função é a de ventilação/aquecimento natural de acordo com as estações do ano.

Os vãos são desenhados de forma a permitir transparência e continuidade espacial com a paisagem envolvente e a maximizar a exposição solar.

Os alçados são trabalhados em função da sua posição geográfica, da relação com a envolvente procurando reutilizar as principais linhas de força encontradas.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado