Vista sobre a piscina - Noite Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design Piscinas modernas
Vista sobre a piscina - Noite Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design Piscinas modernas

O projeto de arquitetura da Moradia Alves, está pensado para uma construção com uma área bruta de construção estimada em 260,00m2, que inclui garagem, R/c, 1º piso e terraço, localizada na Quinta da Coutada em Vila Franca de Xira.

O Projeto responde a um programa exigente estabelecido pelo Dono de Obra e que prevê a construção de uma moradia com garagem em cave de 60 m2 para estacionar dois automóveis, um piso térreo com hall de entrada de 10m2 e casa de banho social de 6m2, uma cozinha de 25 m2, a sala de jantar e de estar de 50 m2 e ainda, um escritório com 16 m2. O hall de entrada permite o acesso ao piso superior através de uma escada e ao logradouro com piscina.

Para o piso superior estão previstos três quartos destinados ao casal, à filha e visitas. O quarto das visitas terá 15 m2, o quarto da filha terá 19,50 m2 incluindo um closet de 3,80 m2. A suite de 17 m2, terá uma casa de banho privativa de 5,50 m2 e um closet de 8 m2. A casa de banho social de 6,70 m2 dará apoio ao quarto da filha e das visitas.

A arquitetura inspirou-se na linguagem arquitetónica do movimento moderno, de linhas simples e retilíneas e em particular na obra modernista dos arquitetos Norte Americanos dos anos 50 e 60 do século XX. Optou-se assim, por uma conceção composta por dois volumes perpendiculares entre si, sendo que o piso térreo é perpendicular à via pública e o volume do piso superior paralelo a esta via. A geometria euclidiana que desenha a habitação é apenas perturbada pelas linhas que definem a rampa de acesso à garagem que conformam um espaço circular, onde os automóveis se podem cruzar ou até estacionar, sem impedir a saída e entrada de outros automóveis no espaço coberto de garagem.

As orientações foram extremamente importantes na definição dos volumes. A sala e cozinha ficaram orientadas a sul, voltadas para a área de logradouro e piscina, protegidas dos ventos dominantes de Norte. Desenhou-se também uma pala com lâminas orientáveis que permite controlar a entrada de luz nos períodos mais quentes. De um ponto de vista funcional a cozinha tem dois acessos, um deles através do Hall de entrada e outro diretamente para a sala.

LOCALIZAÇÃO:Quinta da Coutada, Vila Franca de Xira

ANO:Em desenvolvimento

ARQUITETURA:Nuno Ladeiro / Carmo Branco

CATEGORIA:Habitação


Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado