Hotel em Coimbra , depA Architects depA Architects Espaços comerciais Hotéis
Hotel em Coimbra , depA Architects depA Architects Espaços comerciais Hotéis

Hotel

em Coimbra

O conjunto dos 3 edifícios pré-existentes encontra-se localizado na Alta de Coimbra, inserido na área de protecção à Zona Património Mundial da UNESCO. 

O projecto propõe uma intervenção global nos três edifícios articulados por um logradouro comum, procurando um equilíbrio entre a necessidade de intervenção profunda nos edifícios pré-existentes para a sua adaptação às exigências próprias de um edifício contemporâneo e as pesadas exigências legais e, ao mesmo tempo, o cuidado que uma intervenção deste tipo deve manter perante a sua envolvente, a sua relevância histórica e o seu grande valor arquitectónico e construtivo.

Propõe-se assim uma intervenção que preserva ao máximo as características originais e de valor patrimonial do edifício da cota alta e do edifício da cota baixa, clarificando os seus elementos dissonantes e fazendo apenas as necessárias adaptações ao novo programa, adaptações essas que se querem assumidas, no detalhe e no desenho, mas ainda assim em diálogo com o existente, na lógica desse desenho e dos materiais.

Por sua vez, as características e o mau estado de conservação do terceiro edifício ditaram uma intervenção mais profunda com a sua demolição interior quase total, garantindo-se contudo a permanência das fachadas e cobertura. Esta intervenção quis ainda, e principalmente, clarificar a diferença entre os três volumes correspondentes aos três edifícios e reforçando e clarificando três momentos: a casa da Rua José Falcão, o palacete da Couraça de Lisboa, e um terceiro, que os une, de serviços, menos apalaçado e mais pitoresco, o do Largo do Hilário.

Ficha Técnica:

Arquitectura: depA Architects (Carlos Azevedo, João Crisóstomo, Luís Sobral, Miguel Santos, Sara Pontes, Margarida Leitão)

Fotografia: José Campos Architectural Photography 

Especialidades: CPX, Ncrep, Mse

Consultores: Financertus

Projecto: 2014-2015

Construção: 2016-2017

Área de construção: 2200 m2

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado