INH41, Boost Studio Boost Studio Casas modernas Betão ​booststudio,inh41,​habitação
INH41, Boost Studio Boost Studio Casas modernas Betão ​booststudio,inh41,​habitação

Contexto urbano

A moradia pré-existente foi construída em 1969, fazendo parte de um conjunto urbano de moradias geminadas localizadas no bairro dos Olivais.

Estas moradias são caracterizadas por uma arquitectura de desenho modernista, com a marcação nas fachadas principais dos quatro pórticos estruturais. O desenho das fachadas materializava-se em vãos de peito nas áreas privadas e vãos longitudinais junto ao tecto na sala e zonas de circulação, com o objectivo de permitir uma melhor ventilação.

A fachada principal e tardoz tinham, originalmente, o mesmo desenho, o que dificultava a relação interior-exterior com o jardim.

Edifício pré-existente

A moradia tem uma orientação solar Nascente-Poente nas fachadas principal e tardoz, com a empena orientada a Norte.

Esta orientação solar é a mais adequada em Portugal Continental e a proposta foi desenvolvida de forma a potenciar todas as características originais da casa.

Conceito e programa

A nossa intervenção partiu da necessidade de renovar a imagem da moradia para uma vivência contemporânea e reforçar a relação interior-exterior com o jardim.

O conceito que implementámos foi o de respeitar a imagem urbana do conjunto de moradias em que esta se insere, aumentando a dimensão dos vãos a tardoz – para onde a casa tem, hoje em dia, uma relação importante.

A casa desenvolve-se em dois pisos, sendo que no inferior existe um hall, um escritório, uma casa de banho, a cozinha e uma sala de estar e jantar, assim como as escadas que dão acesso ao piso superior. Neste piso existem três quartos servidos por uma casa de banho comum e uma suite principal.

No exterior desenhámos um terraço contíguo à sala e cozinha, seguido de uma zona relvada. Foi também construído um anexo que incorpora a garagem, a lavandaria e um barbecue.

Materialidade

A fachada exterior foi totalmente revestida com um sistema ETICS, de forma a melhorar o comportamento térmico da casa.

No interior optámos por diferenciar o pavimento dos dois pisos. No piso inferior propusemos um pavimento contínuo em microcimento de tonalidade beige e no piso superior um soalho flutuante em madeira.

As casas de banho foram totalmente revestidas com microcimento, tanto no pavimento como nas paredes.

As zonas de circulação foram revestidas com painéis de madeira contínuos, que ocultam todas as portas e armários.

Cor: Branco
Material: Betão
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado