< >
Casa de Gafarim, Tiago do Vale Arquitectos Tiago do Vale Arquitectos Cozinhas modernas Madeira Acabamento em madeira Mobília,Construção,Sofá,Plantar,Mesa,Planta de casa,Conforto,Condomínio,Design de interiores,Vaso de flores
< >
Casa de Gafarim, Tiago do Vale Arquitectos Tiago do Vale Arquitectos Cozinhas modernas Madeira Acabamento em madeira Mobília,Construção,Sofá,Plantar,Mesa,Planta de casa,Conforto,Condomínio,Design de interiores,Vaso de flores

Este é um projeto de diálogo tenso entre princípios vernaculares e um entendimento mais abstrato da forma, do lugar e da paisagem.

No contexto de uma envolvente naturalmente desconexa e fragmentada, a Casa de Gafarim oferece para a rua um volume monolítico, opaco e neutro, citando os volumes paralelepipédicos e maciços da arquitetura popular e ajustando-se à escala circundante.

Esta simplicidade nas formas e nos detalhes permite-lhe aparecer com autonomia na envolvente -um objeto solto entre objetos soltos- e distinguir-se dos decorativismos pós-rurais que são a regra geral da paisagem portuguesa de hoje.

A economia formal do exterior é contrastada com o tratamento do espaço interior, expansivo para o logradouro, para a paisagem mais remota, e generoso em pé-direito.

A entrada é um longo momento de transição e é, em si mesma, um lugar.

Evoluindo de um espaço de chegada exterior para o seu prolongamento interior, da sombra para a luz, do opaco para o transparente, este progressivo contraste é uma importante representação das duplicidades e contradições que são tema deste projeto.

Após o movimento de entrada, comprimido e condicionado, o espaço descomprime num volume amplo de pé-direito duplo comportando o programa social da casa, reunindo sala, cozinha e espaço de refeições num único tecto, mimetizando um tipo de organização de outrora.

Este espaço incorpora o logradouro e a magnífica paisagem minhota através de uma generosa superfície vidrada.

Embora este espaço possua uma grande transparência, a sua orientação a nordeste permite uma relação controlada com a luz natural, banhando-se com a luz de nascente refletida pelo espelho de água pela manhã, e ao fim da tarde pela luz de poente que se infiltra através de um meio piso superior, animando a arquitetura ao longo do dia e ao longo do ano.

Sem divisões explícitas, a zona privada da casa desenvolve-se com autonomia, voltando-se todos os quartos a sudeste.

Um pequeno pátio interior serve tanto o quarto principal como ambas as instalações sanitárias. Este pátio é um artifício que permite criar um lugar que, estando formalmente dentro de casa, está simbolicamente à parte.

Entre as referências vernaculares e a contemporaneidade, entre o volume cego e o plano aberto, a Casa de Gafarim é uma proposta de contradições, oposições e provocações resumidas numa estrutura de natureza simples e pragmática.

Cor: Branco
Material: Madeira
Créditos fotográficos: João Morgado
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado