Residência Tempo, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Casas modernas
Residência Tempo, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Casas modernas

Este projeto é uma completa remodelação de uma casa estilo colonial em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. Situado em um local extraordinário, cheio de árvores e plantas exóticas (o projeto original é do famoso paisagista Burle Marx) é uma casa de 1.500 metros quadrados divididos em 2 blocos. O bloco principal e maior é a casa da família. O menor acomoda as dependências dos empregados, lavanderia, garagem, home theater e SPA (o último diretamente ligado à área externa).

Os clientes queriam manter as dimensões originais e de distribuição da casa porém com um olhar mais contemporâneo. Seguindo este princípio, todas as paredes externas foram mantidas, as internas foram demolidas e reconstruídas com um novo layout. Os dois blocos receberam novos espaços na cobertura: um escritório com um jardim no terraço da casa principal (possível após a demolição do telhado existente) e um apartamento de dois quartos para o caseiro.

O objetivo principal era integrar a casa com todo o jardim externo através de grandes portas e janelas. Para os interiores, a idéia era criar espaços fluidos e de design limpo.

O ambiente brasileiro também teve uma grande influência sobre a estética final da casa. O clima que permite desfrutar dos espaços exteriores durante todo o ano, também pode ser muito agressivo, com chuvas extremamente fortes e alto grau de incidência solar. Esses fatores influenciaram a criação de um grande beiral em toda volta da casa bem como um ripado de madeira que protege as aberturas principais do sol.

A entrada principal, apesar de manter a sua função e localização, alterou o seu papel na distribuição dos espaços interiores: o espaço foi convertido em uma galeria de arte, uma vez que os clientes têm uma importante coleção de arte brasileira e internacional. Seu pé direito duplo é influenciado por um dos elementos mais marcantes da casa: uma porta de madeira de 2,20 x 6,20 metros.

A principal ligação para os andares superiores agora está localizado perto da cozinha, numa área mais íntima. As escadas são feitas de uma estrutura de aço corten, que está exposto pela face inferior e coberto com Limestone cinza (Bateig Blue) na face superior, e são banhadas de luz natural através de uma clarabóia, o que lhes dá uma sensação de estarem flutuando no ar.

Aço corten também foi usado no lavabo do térreo, cobrindo as paredes, onde pequenas portas foram abertas, a fim de criar um ambiente austero, e ao mesmo tempo lúdico. Tais portas foram usadas para expor peças de arte de tamanho reduzido.

Os quartos estão localizados no primeiro andar e são acessados através de uma sala íntima. Especial atenção foi dada ao banheiro da suíte principal, onde materiais nobres, como o mármore Statuário, foram usados.

No segundo andar, encontra-se o escritório da casa. Uma das idéias principais quando esse espaço foi criado, era de se ter uma visão do entorno exuberante, com altas montanhas e cobertas por vegetação tropical.

Todos os acabamentos e materiais usados nesta residência são nobres e de alto padrão, porém a imagem pretendida era de simplicidade e homogeneidade, a fim de valorizar as obras de arte. Praticamente todos os espaços foram revestidos de Limestone cinza Baiteg Blue com exceção do primeiro andar onde foram usadas réguas de peroba do campo. As paredes da casa são brancas e as janelas têm esquadrias de alumínio marrom escuro. Mármore Statuário foi usado na suíte principal e Nanoglass, nos banheiros das crianças. Todos os acessórios de banheiro são de design italiano.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado