< >
Moradia Unifamiliar - Gondomar - Tipologia T3, Esboçosigma, Lda Esboçosigma, Lda Casas unifamilares
< >
Moradia Unifamiliar - Gondomar - Tipologia T3, Esboçosigma, Lda Esboçosigma, Lda Casas unifamilares

A intervenção, insere-se numa área urbana de características rurais localizada na União de Freguesias de Melres e Medas, concelho de Gondomar, numa zona caracterizada por construção de baixa e média densidade.

Este terreno está classificado no PDM de Gondomar como Espaços Residenciais Tipo II e espaços verdes – O índice de utilização máximo é de 0,8 e a altura da fachada não pode ser superior a 9 metros.

Este projecto teve como premissa de enquadramento local, trata-se de uma rua de características rurais, sendo uma imagem de marca desta freguesia do concelho de Gondomar.

Foi intenção primeira, adoptar uma linguagem arquitectónica que marcasse no sítio uma imagem de contemporaneidade, resultando num elemento integrado na paisagem. O conceito de intervenção passou também pelas questões funcionais da habitação, nomeadamente a que se encontra associada ao modo de vida actual onde a mobilidade e a adaptabilidade espacial assume o papel principal.

No que concerne á implantação do edifício considerou-se não só o cumprimento da legislação, mas também, e principalmente, a adaptação à topografia do terreno, de forma a tirar o melhor partido da envolvente, quer em termos de exposição solar, quer em termos de aproveitamento dos espaços exteriores para as actividades de lazer associadas à habitação.

A definição de acessos e os percursos, horizontais e verticais, foram também ingredientes fundamentais para o desenho final do projecto, e do qual resultou toda a organização e hierarquização espacial e, consequentemente, o conceito formal do edifício.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado