Habitação Unifamiliar - Casa 10 - Penteado, Setúbal, JMarq. arquitetura & design JMarq. arquitetura & design Casas modernas
Habitação Unifamiliar - Casa 10 - Penteado, Setúbal, JMarq. arquitetura & design JMarq. arquitetura & design Casas modernas

A moradia “Casa 10” situa-se num loteamento no Penteado – Moita e pretendeu responder ao programa de ocupação estabelecido pelo dono-de-obra.

Foi solicitada a criação de uma moradia térrea com linhas contemporâneas e cores sóbrias, integrada num lote plano com uma área de 625.00m2.

A moradia de tipologia V3 desenvolve-se em piso térreo com 179.30m2 de implantação, tendo a sua planta um formato em “U” resultado da premissa de ser térrea, da função programática, das condicionantes de dimensão e polígono de implantação do lote, mas, sobretudo da sua exposição solar.

Sensível ao conceito lançado pelo cliente, onde a palavra-chave era a “privacidade”, passando pela natureza e forma do lote, orientação solar e a importância de desfrutar de uma área de lazer exterior, o projeto estabeleceu uma relação funcional entre os espaços, proporcionando uma ligação privilegiada do interior com o espaço exterior, onde podemos encontrar a piscina e o jardim.

Ao nível do interior, o espaço social é composto por uma sala com pé-direito generoso de 3.45m, área de refeições e cozinha, o pé-direito elevado confere-lhe a centralidade e importância que esta divisão representa na solução apresentada. Indo ao encontro da intenção do dono-de-obra em usufruir de um espaço onde possa receber convidados e que a confeção de alimentos, na cozinha, fosse uma área não só de trabalho, como também, de interações sociais, troca de experiências, em suma, um espaço acolhedor e de relação privilegiada com o exterior.

A solução proposta resultou da junção e subtração de volumes, bem como a interação entre os mesmos, onde a sala de estar e área de refeições usufruem de um generoso plano vítreo a emoldurar o espaço de lazer exterior. Assim, surgiu uma composição arquitetónica onde a luz natural e a comunicação com o exterior são uma constante, o projeto desenvolvido abre toda a casa a sul e a poente para a piscina e para o jardim que se desenvolve em torno da mesma.

De acordo com o enquadramento urbano do lote, a proposta apresenta uma frente com linhas simples, virada para a rua principal existente, a norte, onde se localiza a entrada na propriedade, e o restante desenvolvimento da habitação em abertura para sul e poente, deixando o espaço de passagem exterior a poente destinado à área de estacionamento.

A composição das fachadas obedeceu a uma linguagem arquitetónica que se pretendia contemporânea, definida por um traçado linear e puro, desprovido de ornamentação, onde cor e textura dos materiais ajudam na definição dos diferentes planos.

Os processos construtivos são os tradicionais, racionalizados e tecnicamente melhorados com a introdução de novos materiais em termos de isolamento térmico, acústico e de conservação energética.

Pela configuração da proposta, existiu especial atenção no controlo da radiação solar excessiva através do sombreamento passivo dos vãos pelo exterior.

Os envidraçados de maior dimensão estão protegidos com sistemas de sombreamento exterior passivo de forma a ser conseguido um eficiente rendimento energético do edifício e do controlo do nível de luminosidade durante a maior parte do dia solar.

A estanquidade da envolvente exterior será assegurada pelo processo construtivo em sistema ETICS.

A seleção dos diferentes materiais de revestimento interior e exterior teve com principais critérios o baixo impacto ambiental, quer de fabrico, quer da utilização dos mesmos e a concretização de uma maior uniformização entre as partes e sistematização do processo construtivo.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado