APARTAMENTO PEIXOTO, Nuno Ribeiro arquitecto Nuno Ribeiro arquitecto Escadas
APARTAMENTO PEIXOTO, Nuno Ribeiro arquitecto Nuno Ribeiro arquitecto Escadas

Situado no coração histórico da cidade do Porto, de mãos dadas com o Mercado Ferreira Borges, vamos encontrar um edifício com características urbanas e arquitectónicas típicas desta cidade. O apartamento Peixoto, outrora espaço de escritórios (open space com duas casa de banho) com 95m2 de pé direito amplo, agora transformado em apartamento T2 com Mezzanine com 117m2.

Sendo um espaço aberto, deu para olhar para o mesmo de uma forma mais clara onde as ideias fluíram, as pré existências não colidiram com a proposta, mas sim ajudaram na distribuição e definição da organização interior.

De programa simples mas exigente a família Peixoto Portuense de alma e coração, mas a viver alguns anos em França, queria obrigatoriamente dois quartos, uma mezzanine, algo descontraído sem pretensiosismos, mas requintado e com muita luz natural, onde pudesse descansar quando se desloca a Portugal. A planta do apartamento destaca pela forma em U, janelas amplas em granito cheias de luz viradas para a rua principal, onde se localiza o espaço social (sala de estar e jantar). No centro destaca-se os acessos verticais do edifício e entrada para a fracção, aqui localizamos o hall da entrada de pé direito mais baixo, que nasce com o aparecimento do entre piso, com pano de fundo as escadas em madeira de pinho de acesso á mezzanine (em soalho de pinho) que assumem a posição de destaque no apartamento pelo seu desenho. Encontramos neste centro ainda a cozinha aberta que se insere na continuidade do hall de entrada, formado por um volume de armários onde o amarelo se assume e juntamente com as estruturas de madeira de pinho marcam presença numa definição de limites. Estas por sua vez marcam entrada da casa de banho de serviço, onde o passado e o presente se unem através dos materiais adotados. Nas traseiras do edifício vamos encontrar um saguão que proporciona a entrada de luz livremente, que vai servir os espaços de descanso e uma casa de banho. O primeiro quarto com imagem mais jovem, iluminado por duas janelas onde o granito se destaca e o segundo a suite mais requintada, com uma ampla janela que dá acesso á casa de banho (pré existência) revestida a microcimento, através de uma pequena varanda de pé direito elevado em forma de S, onde existia um lavatório a céu aberto, substituído por um desenho mais actual e que originou o fecho desta através de um vidro curvo que obedece ao desenho da varanda, dando maior privacidade ao espaço.

Com uma imagem leve, carregado de luz onde o branco se destaca e o pinho se evidencia num dialogo pacifico, só quebrado por uma linguagem incoerente, mas controlada na cozinha, onde se evidenciam-se os tons amarelos, pretos e cinzas. A volumetria interior que nasceu com a composição espacial, mais a decoração, procuram fazer a ligação e trazer no final uma coexistência harmoniosa.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado