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Remodelar uma habitação de uma família é uma das tarefas mais complexas com que se pode deparar um arquitecto e cuja responsabilidade torna-a um desafio aliciante. Ainda mais quando essa remodelação implica intervir em espaços diariamente utilizados e que já não conseguem dar resposta às necessidades actuais dos seus utilizadores. Aliado a isso é preciso nunca esquecer que existem hábitos e memórias enraizadas, que por vezes são difíceis de abandonar de modo a abraçar formas mais eficientes de habitar.

De início o escopo do projecto passava somente por uma intervenção ao nível da disposição do mobiliário para um melhor aproveitamento do espaço em duas divisões deste T2 – a sala e o quarto de 3 crianças rapazes.

Ao analisarmos o apartamento, percebemos que não fazia sentido resolver os problemas de falta de arrumação tanto no quarto como na sala, sem propormos uma intervenção um pouco mais profunda que alterasse um pouco a disposição espacial.

O maior desafio, foi sem dúvida, desenvolver um quarto com 13m² para três rapazes, com idades compreendidas entre os 5 e os 8 anos, no qual deveríamos contemplar uma área de roupeiro, uma área de estudo, e claro de dormir, para cada um deles, e ainda um espaço para brincar de modo a que a rotina de ocupar a sala por falta de espaço no quarto fosse alterada.

Num quarto em que tudo é partilhado, fez-nos sentido apostar num layout que permitisse definir três áreas individualizadas, e com a possibilidade de serem personalizadas, respeitando assim a identidade de cada um dos rapazes. De modo a colocar as três camas de forma eficiente e compacta, com o objectivo de libertar espaço útil no quarto para as actividades lúdicas, tivemos de anular o roupeiro existente. Contudo esta decisão aliada ao desenho de todo mobiliário, permitiu no geral criar mais área de arrumação do que a existente, acrescendo áreas de estudo e de brincadeira, e dotar o espaço de uma atmosfera lúdica e funcional.

Cada rapaz tem à sua disposição duas portas de armário e gavetões na sua cama, além de áreas comuns de arrumação sobre a área de estudo. O cantinho que inclui uma cama e secretária junto à janela, foi desenvolvido a pensar no rapaz mais velho pois necessita de um espaço mais individualizado para as obrigações escolares. Junto à janela desenvolvemos a outra área de estudo. Um espaço a pensar nos rapazes mais novos, que irão fazer os trabalhos de casa juntos. O painel de madeira em frente da secretária permite que coloquem os seus desenhos e notas para a semana. Lateralmente está contemplada uma estante para arrumação de fácil acesso.

A área de brincar está demarcada espacialmente com a colocação de um tapete redondo, marcando o centro de actividade do quarto. Foi ainda atribuído destaque à parede oposta à janela, com a colocação de um vinil com figuração abstrata de pássaros em forma de origamis multi-color, que visa potenciar a liberdade de expressão.

De modo a personalizar o espaço de cada um, considerou-se três cores distintas escolhidas por eles, de modo a identificar o território de cada um deles. A cor surge de modo dominante na zona das camas, e de modo mais discreto em apontamentos no mobiliário. Com este processo participativo conseguirmos que também eles se identifiquem com a remodelação do espaço!

Dado a dimensão do apartamento, existia uma clara carência de espaços de arrumação. Assim na sala, propusemos a colocação de um armário a toda a altura, resolvendo um impasse que existia na volumetria da sala. O armário, de linhas simples e discretas, incorpora uma pequena secretária para os pais poderem usar, localizada de modo a tirar partido da luz natural existente.

Pequenas intervenções, convenientemente planeadas, podem fazer toda a diferença na vivência do habitar, tanto no aspecto estético como funcional. Este projecto comprova isso mesmo.

Créditos fotográficos: Invisiblegentleman
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