Lounge do Hotel - Casa Cor 2012, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Salas de estar clássicas
Lounge do Hotel - Casa Cor 2012, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Salas de estar clássicas

Gisele Taranto, em colaboração com a curadora de arte Mara Fainziliber e o lighting designer Maneco Quinderé, criou o Lounge do Hotel do Casa Cor Rio 2012, o maior e mais importante evento de arquitetura e decoração no Brasil.

Este ano, o evento acontece no bairro do Flamengo, em um edifício que esteve abandonado por muitos anos. Inaugurado como Hotel Sete de Setembro tornou-se um internato da escola de Enfermagem Anna Nery e depois teve seus últimos dias de ocupação como Casa do Estudante Universitário. A arquitetura do edifício, com os seus pés-direitos altos, paredes decoradas, escadas e pisos de madeira, foi a inspiração para a concepção do espaço.

Para o Lounge do Hotel, em alusão à primeira função do prédio, Gisele propôs um ambiente mantendo piso, paredes e teto em suas condições existentes e inserindo novos detalhes como pequenas cirurgias. As partes que faltavam no piso de madeira, por exemplo, foram recompostas com aço corten. Novos rodapés foram costurados aos antigos com clipes de ferro e suas junções preenchidas com páginas de livros antigos. Gisele também criou uma parede de livros, usando livros antigos como tijolos para completar parte de uma parede que estava faltando, fazendo referência às obras do alemão Hubertus Gojowczyk. Por ser um espaço rico em história, a utilização de livros distribuídos por todo o ambiente foi pensada para criar uma atmosfera de como se as paredes estivessem falando. O teto recebeu uma nova estrutura feita de aço corten e policarbonato sob o existente, criando uma camada semitransparente que permite uma visão parcial do teto antigo na sua real condição deteriorada. Uma antiga pintura azul, em um dos lados da estante, foi preservada, tornando-se parte da decoração.

Contrastando com a atmosfera Urban Decay, o espaço recebeu o melhor do design de mobiliário nacional e internacional, juntamente com importantes peças de arte que foram apresentados na ArtRio, Feira Internacional de Arte Contemporânea, que aconteceu em setembro no Rio de Janeiro. Adriana Eu, Laura Vinci, Grilo, Contente, Matthew Barney, Ângelo Venosa e Graciela Sacco foram alguns dos artistas cujas obras estavam presentes no espaço.

Marcas internacionais, como Poliform, Gervasoni e Vitra, juntamente com designers brasileiros – Etel Carmona, Jader Almeida e Sérgio Rodrigues – se fazem presentes no espaço, composto por cinco lounges. Um deles recebeu uma grande mesa e um banco do Antiquário Arnaldo Danemberg. Os elementos de iluminação, por FontanaArte, Artemide, Olafur Eliasson e Fernando Prado, por exemplo, complementaram a composição. Gisele colocou um toque pessoal, projetando uma grande estante, feita em madeira com laca cinza, criando um ponto focal para o ambiente, que você logo vê ao entrar no espaço. Toda a área do salão recebe um tapete patchwork over-dyed com 8x9 metros, feito especialmente para o espaço.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado