< >
Janela interior e Clarabóia Ricardo Baptista, Arquitecto Janelas e portas modernas reabilitação,remodelação,renovação,porto,praça da república,janela interior,janela,balaustre,corrimão,clarabóia,lanternim,vitral
< >
Janela interior e Clarabóia Ricardo Baptista, Arquitecto Janelas e portas modernas reabilitação,remodelação,renovação,porto,praça da república,janela interior,janela,balaustre,corrimão,clarabóia,lanternim,vitral

Habitação Plurifamiliar e Comércio – Porto

O edifício situa-se na Praça da República, Porto, e é composto por serviços (comércio) e habitação. A área total do terreno é de 239.00 m2 sendo a área total de construção 440.00 m2. O edifício é constituído por cave, rés-do-chão, 1º piso, 2º piso.

Foram mantidas as fachadas, a caixa de escadas interior e algumas divisões interiores, no sentido de melhorar significativamente as condições de habitabilidade das habitações. Foram substituídas todas as caixilharias, forras de paredes pelo interior, pavimentos cerâmicos e soalhos em madeira de Pinho Nacional. Destacamos a reabilitação da clarabóia existente, como eixo principal do projecto, iluminando da cobertura até à cave e criando jogos de sombra, luz e reflexo que se alteram ao longo do dia.

No piso de entrada (R/c), à Praça da República, para além do acesso às habitações (corredor e caixa de escadas), temos uma fração de serviços/comércio (existente), com uma área bruta de 22 m2, que contém divisões também em cave (existente), mais 32 m2. Esta fração encontra-se totalmente independente das habitações, contendo entrada, instalações sanitárias, arrumos e escada próprias. As habitações desenvolvem-se duas por piso, viradas a Nascente e a Poente, sendo as voltadas para a Praça da República da tipologia T0 (31 m2) e as voltadas para as traseiras com tipologias variadas (de 53 a 62 m2).

Foram privilegiadas as zonas comuns do edifício e as zonas comuns de cada habitação. Estudamos e usamos, a pedido da cliente, várias cores diferentes (azul, verde, cinza, beje, creme e o branco) por habitação, no sentido de tornarmos os espaços iguais, em pequenas nuances cromáticas, diferenciadoras entre elas. Utilizamos a cor, como unificadora de todo o conjunto, em cada habitação, desenhando e alinhando remates de materiais e texturas. Azulejos, pinturas, vidros e madeiras lacadas assumem a mesma cor em cada apartamento e diferentes entre cada um. Depuramos e filtramos ornamentos interiores, rodapés, rodatectos, corrimões e portadas, sempre que não nos foi possível manter ou recuperar o existente, assumindo o desenho contemporâneo em paralelo com o mais clássico.

Créditos fotográficos: Ricardo Baptista
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado