Hotel Paço de Vitorino, PROD Arquitectura & Design PROD Arquitectura & Design Quartos clássicos
Hotel Paço de Vitorino, PROD Arquitectura & Design PROD Arquitectura & Design Quartos clássicos

O Paço de Vitorino é uma habitação senhorial localizada no norte de Portugal que pertence à mesma família desde meados do século XVI. A sua história é marcada por vários acontecimentos de relevo. O mais marcante data de meados do séc. XVIII, altura em que se iniciou uma grande intervenção, segundo os cânones barrocos. A construção resultante é caracterizada por uma casa principal com três pisos do lado nascente, duas alas laterais a norte e sul e uma pequena capela a poente junto com o portão de entrada a poente. Estes elementos conformam um grande terreiro central definido por fachadas adornadas com elementos em granito.

O projecto previu uma reabilitação profunda da estrutura existente e a sua adaptação a um hotel de 15 quartos, a distribuir entre a casa principal e as alas. A escala do jardim barroco a sul, com tanques e estatuária de valor considerado invulgar em contexto privado, legitimou a criação de um centro de interpretação de jardins históricos a ser exposto sobre os vestígios arqueológicos na cave.

O projecto confrontou-se com um conjunto de desafios gerados pela necessidade de introdução de elementos novos para resolver o programa: 1 passagem, para ligar internamente o piso principal do hotel através do pátio, entre o salão nobre e o resto dos espaços. Para tal desenhou-se uma peça delicada em madeira e vidro, a partir de referências encontradas no local; 15 vãos para abrir os quartos das alas tanto para o jardim barroco a sul como para o campo agrícola a norte. Estes vãos que rasgam paredes espessas e extensas, procuram uma certa neutralidade através de panos de vidro verticais, recuados em caixilhos metálicos, dispostos segundo um ritmo regular; e 12 módulos em madeira para enquadrar a introdução de valências técnicas em espaços de amplitude considerável, tanto nas alas como na casa principal. Estes elementos foram dispostos estrategicamente soltos das paredes e tectos para simultaneamente enquadrar as valências, organizar o programa e valorizar a espacialidade em que se inserem.

Créditos fotográficos: João Morgado
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado