Baltar School , CNLL CNLL Espaços comerciais Escolas
Baltar School , CNLL CNLL Espaços comerciais Escolas

Localizado no centro de um conjunto escolar e desportivo, este edifício destaca-se dos restantes centros escolares, por albergar um programa mais alargado, direcionado para o 2º e 3º ciclo do ensino básico. Este edifício em betão aparente com aberturas pontuais é pautado por uma linguagem simultaneamente sóbria e contemporânea, de linhas claras e objetivas, depurada de elementos acessórios, em que a cuidada relação entre cheios e vazios traduz-se numa pureza de composição e numa harmoniosa simbiose entre as partes e o todo.

Localizado a norte, o acesso principal conduz-nos ao átrio do edifício a partir do qual se acede ao corredor central que distribui de forma clara para os diferentes espaços. De proporções generosas, este corredor revela-se como um espaço de encontro e de estar, para além de cumprir a sua função principal como elemento de circulação.

Nos volumes que se associam a sul ao corredor, localizam-se as salas de aula, e a norte os laboratórios. Nos extremos deste eixo de distribuição localizam-se as zonas de exceção: num extremo encontra-se o recreio exterior coberto, no outro extremo encontra-se o complexo desportivo e as áreas sociais e de convívio.

Pretende-se que os espaços possuam alguma autonomia, permitindo assim a sua ocupação por usos diferenciados, colmatando as necessidades da escola ao longo do tempo, dotando-a de alguma flexibilidade e oferecendo este edifício à comunidade para usos diversos e necessários.

Créditos fotográficos: Nelson Garrido
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado