< >
Casa ES, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa
< >
Casa ES, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa

Da implantação do edifício destacam-se dois corpos distintos, perpendiculares entre si.

O corpo mais alto, de dois pisos, destina-se a habitação.

O corpo mais baixo é de uso exclusivo da piscina interior e da garagem. Ambos estão unidos por uma parede revestida a painéis de madeira que marca o percurso desde a entrada até ao fundo do terreno.

Uma pala voltada a Nascente completa o alçado e proporciona um pátio central, em forma de “U”, com uma zona abrigada no prolongamento da sala de estar.

A habitação, fechada a Norte, abre-se a Sul, numa relação privilegiada com o pátio e o jardim.

No rés-do-chão localizam-se um quarto de amigos, as salas de estar e de jantar e a cozinha. A sala de estar, em forma de “L”, propicia a diferenciação de alguns espaços e a sua relação com a melhor orientação solar.

A piscina interior abre-se sobre o pátio, a Nascente, e sobre o relvado, a Poente. Usufrui de uma grande transparência, que permite abrir a zona da piscina de par em par e quase a transforma numa piscina exterior.

No piso superior, distribuídas ao longo de um corredor marcado por clarabóias rectangulares, localizam-se as três suites e um escritório com biblioteca que, ao debruçar-se sobre um vazio, consegue uma franca comunicação com a sala de estar.

A habitação volta-se essencialmente para Sul em torno do pátio exterior e para Nascente desfrutando da paisagem da ria de Aveiro.

Créditos fotográficos: Fotografia - Manuel Aguiar
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado