Cozinha integrada Carolina Fontes Arquitetura Cozinhas modernas
Cozinha integrada Carolina Fontes Arquitetura Cozinhas modernas

Morar em pequenos espaços é muito mais que um projeto de Arquitetura. O morador deve refletir sobre seu estilo de vida e quais as funções que a casa deve ter. Ele deve planejar o seu lar de acordo com suas necessidades. Se você geralmente não recebe pessoas em casa, então não tem necessidade de encher sua sala de bancos ou ter um sofá maior. Se você quase não cozinha em casa, não precisa ter um fogão de cinco bocas ou alguns eletrodomésticos que ocupam um bom espaço na sua bancada ou armário. Pratique o desapego. Deve se tornar um hábito. Em apartamento pequeno, espaços vazios valem mais do que muitos móveis. A qualidade de vida esta ligada as reais necessidades do morador.

O estilo de vida do morador vai ser o ponto de partida para um arquiteto ou designer de interiores iniciarem o projeto. O custo benefício de contratar um profissional vale a pena. Definindo as prioridades do morador, o segundo passo é o planejamento do fluxo de atividades ao longo do dia.

A arquiteta Carolina Fontes teve a experiência de elaborar um projeto de arquitetura e interiores em um apartamento de 40m², com uma suíte, cozinha, sala, varanda e área de serviço. O perfil do cliente é um empresário jovem que mora sozinho, porém gosta de receber amigos e familiares na sua casa.

Após a medição no local e programa de necessidades do cliente, a arquiteta fez algumas mudanças no apartamento entregue pela construtora. As modificações foram feitas na Cozinha, Sala e Varanda. Ambientes pequenos estão relacionados a móveis multifuncionais. O uso de sofá-cama foi de grande utilidade para o morador, pois ele recebe familiares em casa. O fechamento da Varanda com cortina de vidro possibilitou a colocação de um Ar condicionado na mesma, podendo circular o ar por toda a área integrada (varanda, sala e cozinha).

Além da sala, a varanda também ficou com a função de receber as pessoas. O ambiente é composto de uma mesa com bancos e cadeiras, e um espaço bar para bebidas, taças e adega. Entre a Cozinha e a Sala foi projetada uma bancada de apoio multifuncional, ajudando nas tarefas diárias da cozinha e na estética da sala, pois foi colocado um mosaico de espelhos no fundo da bancada.

A paleta de cores escolhida para espaços pequenos são as cores claras, pois deixam o ambiente parecer maior e o visual fica mais leve. Um dos erros freqüentes de quem tem apartamento pequeno é exagerar na quantidade de prateleiras e armários superiores. Um dos cuidados é não deixar o ambiente visualmente pesado. Quanto mais informação no seu campo de visão, menor a sensação de amplitude. A arquiteta Carolina Fontes soube dosar a quantidade de prateleiras e objetos decorativos.

Mesmo morando em apartamento pequeno o cliente quis ter uma sensação de maior amplitude nos espaços, conforto, harmonia nas cores e uma iluminação adequada. Na opinião da arquiteta, a iluminação mais uniforme é ideal para espaços pequenos. O apartamento foi entregue pela construtora com uma única lâmpada central em cada ambiente. No entanto, o ideal é espalhar um pouco a luz. Cantos escuros aparecem no campo de visão, tornando o espaço menor. Na Sala e Cozinha, Carolina Fontes optou por iluminação rasgando o gesso em duas grandes paredes, e iluminações pontuais.

Em entrevista com o cliente, morar em apartamento pequeno tem sido simples, fácil e saudável. Ele acredita que a ajuda da profissional contribuiu bastante e que espaços grandes não significam qualidade de vida.

Cor: Branco
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado