< >
Enquadramento Urbano FL Arquitecto Casas clássicas
< >
Enquadramento Urbano FL Arquitecto Casas clássicas

… A proposta de remodelação do imóvel vem na sequência de diversos contactos havidos entre os proprietários e o autor do projeto. Desses contactos ficaram definidos critérios generalizados de abordagem ao projeto, no que se refere aos aspetos de natureza funcional e orgânica na distribuição programática. Trata-se de um imóvel que poderá tornar-se uma unidade de referência na Vila das Velas, para o Turismo de Habitação em particular. Resgatar este imóvel de interesse concelhio do estado em que se encontra, não é uma necessidade, é uma urgência.

O presente estudo interpreta os conceitos do espaço urbano consolidado e propõe uma remodelação que mantém/valoriza as caraterísticas do imóvel com grande clareza construtiva e funcional. Mantém a implantação/volumetria na procura de integrar as condicionantes das construções imediatas, bem como a relação com a paisagem urbana e inter-ilhas no alçado tardoz. É intenção assumida que a remodelação do imóvel se anule na sua relação dialética com as construções envolventes, mas que se afirme como um edifício de valor e referência arquitetónica. Qualquer intervenção arquitetónica pressupõe a interpretação do lugar e, o espaço urbano há semelhança de um organismo vivo, tem um crescimento que é próprio das dinâmicas locais. Essas dinâmicas locais geram transformações que são consequência da vitalidade económica e social dos lugares. A edificação deste imóvel, segundo o Inventário do Património Imóvel dos Açores terá sido nos finais do Séc. XVIII ou início do Séc. XIX para habitação, entretanto o r/ch já teve funções de comércio, mas no piso 1 manteve a função de habitação e finalmente devoluto.

A abordagem que nos parece mais coerente e tendo em conta a futura utilização, implica desenho de espaço público por razões de segurança. A principal prendesse com o uso diário dos utilizadores, o edifício não tem uma zona de entrada e saída em segurança! Por outro lado, quando se realiza a festa do Espirito Santo no Largo de St.º Antão, as atuais escadas são um perigo eminente, sem guardas nem proteção. Neste caso específico que entendemos ser um problema, propomos uma solução que nos parece ser a mais correta, fazendo o prolongamento do passeio da Rua Dr. João Teixeira através de uma concordância para fazer um passeio ao longo do edifício, terminando na zona mais alta junto ao edifício azul em escadas. Podendo se o município assim o entender, prolongar o passeio até ao segundo edifício revestido a azulejo, onde este já existe em toda a sua extensão.

Quanto à distribuição do programa no piso 0, este irá ter uma relação/interação com o espaço público através do acesso principal, em bom rigor como o imóvel nunca teve na franca relação das acessibilidades. Propomos as áreas sociais e de receção aos hóspedes, bem como uma suíte para os proprietários. A partir da sala de estar os hóspedes poderão aceder ao espaço ajardinado, podendo usufruir assim de um espaço que sendo exterior, se pretende acolhedor e convidativo à permanência. As atuais escadas de transição entre os dois pisos, serão mantidas as cantarias no arranque das escadas e recuperadas as partes em madeira. Estas irão receber luz zenital através de uma claraboia colocada na cobertura, contribuindo desta forma para uma redução no consumo de energia.

No piso 1, o programa é essencialmente exclusivo aos hóspedes, com exceção de arrumos na zona de circulação. São três suítes e uma zona de circulação paralela à rua principal. Desta forma a privacidade, volta-se para o espaço ajardinado com uma vista fantástica para a Ilha do Pico, quando o tempo está bom é simplesmente maravilhoso.

Quanto ao sistema construtivo, irá manter-se e valorizar-se a imagem do imóvel no seu todo. O alçado principal e lateral direito, irão manter a linguagem atuais. O alçado tardoz irá ter uma relação simétrica nas aberturas com o alçado principal, marcando claramente uma intervenção de continuidade clássica e respeito pela história da arquitetura, desta forma será percetível a linguagem construtiva original e a contemporânea, realçando o passado e o presente em cada momento da intervenção.

Em síntese, a intervenção irá preservar e valorizar as técnicas tradicionais da construção na preservação e recuperação do imóvel, bem como acrescentar valor ao conjunto da intervenção na relação que estabelece com a paisagem urbana.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado