< >
Implantação FL Arquitecto Casas minimalistas
< >
Implantação FL Arquitecto Casas minimalistas

… O terreno tem uma forma rectangular com uma direcção longitudinal predominante Norte/Sul, entre as cotas 80 a Norte à entrada e 79 a Sul a terrenos agrícolas. Sendo o acesso à propriedade pela Rua do Picão com uma pendente suave ao longo da sua extensão, a zona arborizada e a Serra do Cume como cenário de fundo para onde a zona mais íntima da habitação se volta.

A implantação da casa é definida pelas directrizes dos muros de pedra vulcânica e paralela à via pública na procura de alinhamentos imediatos. Estes levaram a que a habitação se abrisse para o interior, conferindo-lhe assim mais privacidade e intimidade no usufruto do próprio espaço. A zona social e a privada da casa adquirem com o exterior o prolongamento do espaço interno através das aberturas voltadas a Sul. Entendeu-se por uma questão de salubridade e enquadramento da proposta relativamente à envolvente que seria preferível encostar a construção a um dos muros, deixando espaço para passagem quando a piscina mais tarde o cliente entender fazer, agora fica a indicação da sua localização. Permitindo desta forma uma orientação das fenestrações mais significativas para o quadrante mais conveniente, a Sul.

A proposta está ancorada num conceito que procura aliar a vivência tradicional do mundo rural às necessidades do cliente como casa de habitação permanente, associada a um estar de férias e ambientes bucólicos que a natureza oferece. Prevê-se a plantação de um pomar junto dos anexos, no limite do terreno a Sul, com várias árvores de fruto de diferentes espécies de folha caduca e perene, como forma de perceber as diferentes estações do ano.

A casa organiza-se num único piso, estando os compartimentos relacionados com os diferentes usos. O acesso é marcado por um percurso em microcubo de basalto e uma saliência no edifício através da garagem. A zona de entrada procurou-se limitar através de um bengaleiro que funciona como um biombo para ocultar no imediato a zona social, composta por sala de estar/escritório, jantar/cozinha e alpendre/jardim. A zona privada tem uma distribuição a partir de um corredor interno para os quartos, instalação sanitária, suite e lavandaria. A transição para a lavandaria/tratamento de roupa está oculta pelas portas dos armários, para não dar relevo à semelhança das restantes portas. A garagem é composta por um volume autónomo que se agarra à casa, albergando a zona técnica e lugar para dois automóveis, uma pala estabelece a transição entre os dois volumes.

A zona dos anexos alberga a casa do cão e arrumos de material para tratamento do jardim. O muro que se volta para a habitação também será pintado a branco, contrastando com as buganvílias e o elemento de água, evocando uma pintura impressionista.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado