Reforma Eixample, PAULO MARTINS ARQ&DESIGN PAULO MARTINS ARQ&DESIGN Varandas, marquises e terraços escandinavos
Reforma Eixample, PAULO MARTINS ARQ&DESIGN PAULO MARTINS ARQ&DESIGN Varandas, marquises e terraços escandinavos

No terceiro piso da calle Valência, do lado esquerdo do plano idealizado por Ildefonso Cerdá em Barcelona, encontramos um apartamento construído em 1980 e, ao que tudo indica, alterado durante os 36 anos que o separam da actualidade.

Espaços reduzidos e triturados com varandas transformadas em marquises, espaços escuros e tristes, uma vivência dinâmica transformada num espaço para viver, amorfo… provavelmente uma consequência do elevado custo do m2 e das necessidades programáticas dos anteriores proprietários.

Quisemos devolver a dinâmica ao apartamento e transportar o cosmopolitismo da cidade para a vivência privada dos seus actuais proprietários, sem que isso impedisse o apartamento de ser um refúgio dentro da cidade… quisemos recuperar a varanda e a dinâmica de um pátio interior de manzana, quisemos a luz de Barcelona para iluminar cada recanto…

Abrimos então um grande salão à entrada do piso onde situamos as zonas sociais e “escondemos” os quartos por detrás de uma porta dissimulada, deixando apenas que se percebam desde a varanda, para a qual os quartos se abrem.

A suíte que percorre uma das laterais do piso, não escapa à regra e toda ela é também um open space que se fecha consoante as vontades, através de portas de correr. Uma parede espelhada conduz-nos à casa de banho e a um espelho que reflecte o olhar de volta ao típico pátio interior de manzana, não deixando que em momento algum nos esqueçamos da cidade onde vivemos!

Poucos materiais e unidade cromática fazem deste piso um espaço calmo e tranquilo, como que uma folha em branco, pronto pra receber vivências e memórias!

Créditos fotográficos: Its. Ivo Tavares Studio - architectural photographer
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado