< >
Patio, Agroturismo, H2Arquitectos H2Arquitectos Casas rústicas Pedra
< >
Patio, Agroturismo, H2Arquitectos H2Arquitectos Casas rústicas Pedra

A intervenção localiza-se na vertente

Norte da Ilha do Faial, na Freguesia dos Cedros, junto a uma das vias de penetração a partir da Estrada Regional.

Trata-se de uma paisagem de caris dominantemente rural, com baixa densidade construtiva, onde os promotores deste projecto foram adquirindo progressivamente alguns prédios, onde estabeleceram a sua residência e criaram um empreendimento de passeios equestres, englobando também a criação dos animais.

É num dos prédios deste conjunto, junto à moradia dos promotores, onde existia um edifício tradicional em ruína avançada, que se quis desenvolver este projecto de Agroturismo, integrando o alojamento turístico na actividade já descrita.

Um princípio base que o projecto procurou seguir foi que o conjunto resultante, composto pelo edifício reconstruído, a moradia existente e o arranjo exterior entre ambos, conformasse um pátio central, identitário do empreendimento, consubstanciando o nome da empresa e constituindo um espaço multivalente, de partida e chegada dos passeios a cavalo, de estar exterior dos hóspedes, e de treino exposto dos animais.

Esta confluência de actividades foi ordenada pelo desenho de três zonas, em plataformas altimétricas diferenciadas. À cota da canada existente criou-se um pequeno largo de pavimento empedrado onde funciona a recepção pontual de veículos e de animais; num terraço junto à reconstrução fica o espaço de lazer exterior dos hóspedes, apoiado pela cozinha do edifício e por uma churrasqueira exterior; à cota inferior temos um picadeiro circular de 18m de diâmetro, onde se prevêem actividades de treino com os animais, podendo-se observar confortavelmente de qualquer outro ponto do pátio ou desde o interior dos edifícios.

A intervenção na ruína passou pela sua reconstrução, com ampliação em altura por forma a constituir uma unidade tipo casa de campo com 4 quartos duplos no piso superior e uma ampla zona comum no piso térreo com zona de estar e refeições com ligação directa ao pátio. O volume de ampliação concretiza-se numa construção leve, com estrutura e revestimento exterior em madeira de criptoméria, assumindo uma diferenciação que permite preservar, de algum modo, a escala da pré-existência.

Na reconstrução foram mantidas as proporções e ritmos dos vãos existentes, com algumas alterações nos posicionamentos. Na ampliação partiu-se da mesma métrica de vãos para criar uma composição global dialogante entre a base de pedra e o corpo de madeira.

Foi ainda concebido um edifício novo para alojamento do tratador dos animais. Foi posicionado a Norte do existente, no prolongamento do seu eixo de cumeeira, a uma cota de implantação inferior, ficando destacado em relação às plataformas comunicantes do pátio. Partiu-se de uma adaptação dos princípios empregues na reconstrução / ampliação do existente, com uma construção leve assente sobre um embasamento pétreo, com uma diferença de proporções que permite criar variedade mantendo diálogo e noção de conjunto com o edifício existente.

Cor: Acabamento em madeira
Material: Pedra
Créditos fotográficos: Pedro Garcia
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado