< >
Acesso ao logradouro Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Janelas e portas minimalistas reabilitação,casa do Porto,Porto,logradouro,pfarchstudio
< >
Acesso ao logradouro Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Janelas e portas minimalistas reabilitação,casa do Porto,Porto,logradouro,pfarchstudio

Envolvido na dinâmica de revitalização que tem atravessado a baixa da cidade do Porto, o projeto de D. João IV visou a reabilitação de uma casa burguesa do séc. XIX em ruínas e a sua reconversão num conjunto de habitação multifamiliar, de quatro apartamentos de tipologias T1 e T2.

A proposta assume-se como uma reposta pragmática às exigências do programa, onde a preexistência serviu de guia a um diálogo entre os distintos espaços temporais: passado e presente. Assente no princípio simples, re-habitar respeitando o caráter e conceito do edifício.

O projeto preserva os elementos característicos da preexistência, sistema estrutural e construtivo, assim como a organização espacial, limitando-se a introduzir as infraestruturas necessárias à nova vivência, com cozinhas e casas de banho.

Pretendeu-se que a nossa passagem pelo edifício se diluísse entre todas as intervenções das quais já foi alvo abandonando assumidamente a pretensão de afirmação autoral pelo desenho.

A Casa de D. João IV nasceu há 120 anos e esperamos que seja vivida por mais 120…

Projeto D. João IV

Morada Rua de D. João IV, 954, Porto, Portugal

Arquitetura PF Architecture Studio

Engenharia ASL&Associados

Construção Homereab

Ano de projeto 2013

Conclusão 2016

Fotografia João Morgado

Styling Rute Moreda

Mobiliário Fabric [fabric.pt]

Cor: Branco
Créditos fotográficos: João Morgado
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado