>
Casa JP, Helena Faria Arquitectura e Design Helena Faria Arquitectura e Design
>
Casa JP, Helena Faria Arquitectura e Design Helena Faria Arquitectura e Design

PT

Foi solicitado um projeto para uma vivenda de construção nova no Norte de Portugal.

Como premissas principais pretendia-se a integração da paisagem a norte, do rio e das montanhas mas tendo em consideração o controlo térmico exigível para a zona. Pretendia-se a criação de espaços que estimulassem o convívio com os amigos e do desfrutar da envolvente exterior à massa construída.

A solução proposta foi a de uma volumetria clara e tripartida, de modo a vencer o acentuado declive do terreno de implantação. Foi aproveitada integração da terra como elemento de proteção térmica natural, através da escavação para implantação do volume da garagem, e do suporte de terras do volume do piso térreo.

A piscina, situada a sul da habitação, encontra-se confinada pelo prolongamento do muro de suporte de terras já existente e pelo primeiro piso da casa, que é composto pelos dois quartos e suite, e também por uma zona de estar, em mezzanine, orientada a sul. Desde as áreas exteriores a sul, quer à cota da piscina, quer à cota da zona de churrascos, unidas por meio de rampas, o usufruto da paisagem a Norte é possível devido ao duplo envidraçado do volume de betão superior.

De modo a manter a estabilidade térmica das zonas nocturnas da casa, os quartos encontram-se confinados a muros exteriores de betão, criando massa térmica de protecção às oscilações de temperatura. Estes espaços contam apenas com o rasgo a norte de pequenas dimensões e de uma clarabóia. O primeiro permite a observação da paisagem enquanto os utilizadores se encontram deitados. O segundo, a clarabóia, apresenta dimensões calculadas de modo a permitir o aproveitamento máximo do sol durante o ano, permite a reflexão da luz natural nestes espaços. Assim, obtém-se luz uniforme indirecta de sul no interior de espaços orientados a Norte.

EN

House in the North of Portugal

The main goals in this project were to develop a house with a view to the North – to the mountains and to the river in the valley below, but at the same time, to protect the interior from the low temperatures during the winter. It was, also a desire of the owner to have exterior spaces adapted to stay with guests, enjoying the good weather in the summer and the environment.

The solution was tghe creation of a clear volumetric shape, that allowed the house to be organized in three levels, in order for it to be adapted to the topography, and as a bonus having the earth working as a natural thermical isolator.

The exterior areas and the swimming pool are on the the south side of the dwelling, allowing, nevertheless, a view to the North by the clever placement of a glass wall in the main volume.

In order to keep the interior areas protected from the considerable temperature oscillations, the north facade of the building was proposed to be made out of concrete with only small windows, at bed level. All the rooms have, also, a skylight near the wall, in order to reflect the natural sunlight inside these spaces.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado