< >
Casa da Porteira, AFarquitectos AFarquitectos Quartos minimalistas
< >
Casa da Porteira, AFarquitectos AFarquitectos Quartos minimalistas

descrição projecto:

A Casa da Porteira abrange o projecto de cinco blocos habitacionais isolados, com seis andares, uma zona comercial em parte do piso térreo e ainda um andar recuado na cobertura onde se encontra a Casa da Porteira. Este conjunto habitacional foi construído entre 1965 e 1966 e é autor o arquitecto Ruy António da Silveira Borges.

A Casa da Porteira, caracteriza-se pela sua pequena dimensão com apenas 30 m2 de área, uma cozinha, um quarto, uma pequena instalação sanitária e um generoso terraço com vista privilegiada sobre a zona ribeirinha de Belém.

O programa pedia que a solução fosse prática e funcional e que respondesse claramente às necessidades habitacionais dos dias de hoje. Nesse sentido a intervenção assume-se pela sua simplicidade conceptual e forma como aborda o programa.

A casa desenvolvesse da seguinte for: um espaço único que contempla duas zonas, uma social e outra privada. Estas duas áreas são diferenciadas pela construção de um volume que terá a função de roupeiro e um pavimento que se eleva do chão na zona privada onde ficará instalada a cama. A preponderância destes elementos na articulação funcional da solução espacial, resolvem a divisão entre estas duas zonas mantendo, no entanto, a relação entre elas de uma forma controlada.

A cozinha tem um papel importante na vivência da casa, no entanto não se exclui a possibilidade de a fechar em relação ao restante espaço.

A relação entre o interior e o exterior (terraço) resulta da criação de dois grandes rasgos nos topos do apartamento, permitindo o seu uso como uma continuação do interior sem que existam restrições ou obstáculos. Utilizando esse princípio, o apartamento ganha uma outra dimensão.

dados técnicos:

local

Belém, Portugal

Projecto

2014

Construção/Fase

2015

Arquitectura

António Fraga

Área construída

30,00 m²

Tipo de obra

Remodelação

Fotografias

Francisco Nogueira

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado