Casa C Martins Lucena Arquitetos Salas de estar minimalistas
Casa C Martins Lucena Arquitetos Salas de estar minimalistas

Casa C

A Casa C, cujo terreno situa-se na cidade de Cabedelo, no litoral da Paraíba, é um dos mais recentes projetos de autoria do escritório Martins Lucena Arquitetura. O projeto foi desenvolvido para um jovem casal que desejava uma residência com elementos característicos de uma arquitetura funcional e contemporânea.

A concepção projetual se iniciou em função da localização privilegiada do terreno com relação à proximidade do mar, e de suas vistas belíssimas. Desse modo, optamos por um partido arquitetônico evidenciado por um volume único e horizontal apoiado por pilares que o elevam sobre a paisagem buscando as belas vistas de seu entorno. Adotamos uma estética modernista, baseada no estilo internacional, tendo como grande referência a obra do arquiteto Walter Groupius.

O projeto tem como elemento preponderante a integração dos espaços, através de ambientes com poucas alvenarias. Extensos painéis de esquadrias de vidro separam os locais de lazer externos dos ambientes internos, possibilitando a integração das áreas internas e externas. Além de integrar espaços, tais painéis assumem ainda outras duas funções: proporcionar transparência e amplitude, permitindo que a luz alcance todos os ambientes; e regular a entrada dos ventos abundantes no litoral. Este recurso favorece a climatização natural que, somados ao uso de placas fotovoltaicas que alimentam o boiler, contribui com medidas sustentáveis na economia energética através do aproveitamento da energia solar, presente durante todo o ano nesta região. A captação das águas das chuvas por meio de uma cisterna e o reaproveitamento para irrigação dos jardins que envolvem toda a residência foi outra medida adotada no intuito de tornar a casa mais sustentável.

O sistema construtivo da edificação principal é composto por vigas, tirantes e pilares em concreto armado, organizados de maneira modulada e regular. Na garagem e no espaço gourmet foram utilizadas estruturas metálicas de modo a conferir maior leveza estrutural e permitir superar grandes vãos sem apoios.

Os acabamentos escolhidos para residência visam estabelecer identidade com o partido arquitetônico proposto. Desse modo, decidimos pelo uso de materiais como o concreto aparente de modo a atribuir sobriedade à edificação e estabelecer uma forte ligação com a arquitetura modernista brasileira; de texturas em cores claras e neutras e de painéis de vidro que trazem transparência evidenciando a estrutura da edificação.

Os ambientes internos têm pé direito duplo e aberturas amplas para as áreas verdes externas, além do lindo jardim interno que sinaliza a escada e se estende para toda a área social, imprimindo uma atmosfera tranquilizante e acolhedora à edificação.

A casa assume enfim qualidades de um espaço de convívio, preparado para receber amigos e familiares em um local acolhedor, no qual as áreas sociais, salas, cozinhas e varandas se unem cercados por amplas áreas verdes e de lazer.

Projeto – Residência Unifamiliar;

Arquitetos – Márcio Lucena, Kleimer Martins, Deborah Barbosa, Kellington Dantas;

Estrutura – Eng. Aurélio Marcolino;

Local – Intermares, Cabedelo, Paraíba, Brasil;

Ano Projeto – 2015-2016;

Área do Terreno – 462,00 m²;

Área Total de Construção – 392,40 m²;

Tipologia – Térreo + 01 Pavimento;

Imagens 3D – Arq. Felipe Figueiredo (Cicle Studio 3D).

Créditos fotográficos: Felipe Cavalcante
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado