< >
Casa na Foz Velha, ABPROJECTOS ABPROJECTOS
< >
Casa na Foz Velha, ABPROJECTOS ABPROJECTOS

Nota Histórica

A casa encontra-se entre o casario da Foz Velha, a poucos metros da Igreja de São João da Foz, e tem uma construção simples, de dois pisos sem comunicação vertical interior, mas pormenores requintados nas suas carpintarias. A sua estrutura é feita através de paredes exteriores de alvenaria de pedra e vigamento em madeira.

Memória Descritiva

O terreno da intervenção encontra-se em solo urbanizável afeto às áreas históricas da Foz Velha, zona de Património Arquitetónico protegido e, por isso, a regra base fundamental do projeto passou pela conservação do edifício existente e da sua traça original.

A casa encontrava-se em muito mau estado e bastante alterada, com anexos que foram sendo acrescentados ao longo dos anos. Assim, estes acrescentos foram todos demolidos, manteve-se a cobertura inclinada, os caixilhos em madeira com desenho tradicional e retiram-se também as caixas de estore exteriores bem como todas as caleiras de alumínio existentes.

No que diz respeito ao espaço interior, embora se tenha adequado a casa às necessidades atuais, um dos objetivos principais foi restaurar o interior conforme o desenho original, mantendo estrutura em vigamento, carpintarias e até a posição de algumas das paredes divisórias.

Dadas as muitas patologias de construção, a intervenção passou por guardar as carpintarias originais para que se pudessem fazer cópias novas, desde as portas às janelas exteriores. O telhado foi todo substituído, assim como toda a estrutura de vigamento que se quis aparente no piso térreo e os soalhos dos dois pisos.

Todas as paredes foram isoladas termicamente pelo interior e forradas a gesso cartonado e todos os caixilhos foram substituídos por outros de desenho semelhante em madeira e com vidro duplo.

Ao nível programático a casa desenvolve-se em dois pisos: o piso de acesso pela rua Alegre é composto por um quarto, um casa de banho, uma suite e a sala de estar, mantendo a organização original da casa. No piso inferior privilegia-se o contacto com o espaço exterior e a permeabilidade espacial. O cliente prentendia uma relação visual franca entre a zona de refeições e de confeção e, por isso, optou-se por desenhar estas áreas num único espaço, separado visualmente pela escada de acesso ao piso superior. Assim, o piso térreo é composto pela sala de jantar e pela cozinha, a lavandaria, um quarto de banho, o escritório e um quarto de hóspedes.

No que diz respeito ao espaço exterior da casa, quis-se deixar o máximo de área permeável possível. Assim, existem dois pátios ajardinados a cotas diferentes – um mais pequeno, com acesso exterior através da travessa do Adro da Foz, e um mais extenso, à cota do pavimento interior do piso térreo. A transição entre o espaço interior e o espaço exterior faz-se através de uma varanda que se construiu no alçado a Sul e que é o prolongamento do acesso exterior existente à Rua Alegre. Esta varanda é composta por um soalho de madeira de pinho assente sobre uma elegante estrutura de madeira.

A casa mantém os embasamentos e pilastras em granito e as paredes são agora rebocadas a rosa velho.

Créditos fotográficos: ABPROJECTOS
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado