obra final - interior Ricardo Caetano de Freitas | arquitecto Salas de estar minimalistas
obra final - interior Ricardo Caetano de Freitas | arquitecto Salas de estar minimalistas

casa PAC

vila nova de gaia, Portugal

O projecto corresponde a uma recuperação de um edifício dos princípios do séc.XX, inserido numa zona consolidada mas caótica de V.N. de Gaia, e procura reflectir a cultura doméstica específica de um casal de condutores de veículos pesados com dois filhos.

Ao projectar a sua casa de sonho, tornamo-nos usuários, passando a olhar através dos seus olhos e adoptando assim uma atitude mais próxima à de um amigo, perdendo a capa que o domínio da disciplina cria e procurando responder ou corresponder às expectativas criadas pelo seu olhar, assumindo a responsabilidade acrescida de participar na felicidade da família.

Do edifício original em avançado estado de degradação, mas em contexto de cidade consolidada (ainda que caótica), valorizaram-se as alvenarias de pedra e a espacialidade do invólucro, que os objectos adicionados, aparentemente soltos dos limites, procuram sugerir fisicamente ou através da luz.

A intervenção fica assim balizada entre dois aspectos fundamentais, preservar o seu carácter, através do equilíbrio entre o existente e o novo, e criar as condições de habitabilidade compatíveis com os hábitos contemporâneos.

ficha técnica:

localização: rua latino coelho, VN Gaia

cliente: Paula Pereira

arquitectura: Ricardo Caetano de Freitas | Ana Vieira | Filipe Couto e Silva

colaboração: Alexandre Cidade | Marília Coutinho | Mónica Ferreira

Engenharias: Eng.º Gomes da Silva

fotografia: Nelson Garrido

Créditos fotográficos: Nelson Garrido
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado