< >
Relação do alçado poente com o jardim e piscina. BOUÇA - Arquitectura e Engenharia Casas modernas
< >
Relação do alçado poente com o jardim e piscina. BOUÇA - Arquitectura e Engenharia Casas modernas

CASA UNIFAMILIAR

Rua das Casas Novas / Marco de Canaveses, 2012/15

Uma casa especial para um menino muito especial…

A topografia do terreno é simples, desenhado por uma plataforma ligeiramente elevada da rua. A arquitetura surge das limitações do próprio terreno, dos afastamentos ao seu limite e das condicionantes do usuário.

Das interseções das linhas imaginárias dos afastamentos ao limite, surge a mancha de implantação que nos faz imaginar um Y, que numa ligação de cheios e vazios, origina a relação de espaços interiores com a envolvente.

A casa é constituída por um volume de um só piso, sem degraus e com forte relação com o seu exterior.

O espaço interior da habitação é ordenado de modo a que, tanto os quartos como a sala comum, beneficiem do magnífico enquadramento visual da fachada Poente, voltada para o jardim e piscina. A introdução de luz natural no pátio a céu aberto disposto no centro das zonas sociais, estabelece uma ligação entre o hall de entrada com a sala de estar e com a zona de refeições e cozinha, separando-as, mas mantendo uma relação de permeabilidade visual entre elas.

Os longos e baixos rasgos na cozinha, ao mesmo tempo que consentem privacidade no interior da moradia, estabelecem uma relação de horizontalidade com o exterior.

Aqui privilegiou-se a genuinidade da relação direta do interior com o exterior, para que um menino com grandes dificuldades de mobilidade pudesse usufruir das grandes afinidades da vida, que uma simples “casa” pode oferecer.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado