< >
Habitação Unifamiliar no Murtal, Parede, Cândido Chuva Gomes - Arquitectos, Lda Cândido Chuva Gomes - Arquitectos, Lda Varandas, marquises e terraços modernos
< >
Habitação Unifamiliar no Murtal, Parede, Cândido Chuva Gomes - Arquitectos, Lda Cândido Chuva Gomes - Arquitectos, Lda Varandas, marquises e terraços modernos

O universo de condicionalismos formado pela topografia bastante acidentada e irregular, os parâmetros estabelecidos no quadro de loteamento e o enquadramento na estrutura física envolvente foram, naturalmente, princípios fundamentais no desenho da proposta. Esta é constituída por um volume forrado por alvenaria de tijolo maciço de produção artesanal, material que se propaga pelos muros limítrofes, propiciando uma imagem de continuidade. Devidamente enquadrada por uma arborização cuidada, esta contribui para a diluição da forma arquitectónica no conjunto. O acesso rodoviário ao lote faz-se através de uma plataforma intermédia relativamente aos pisos interiores da moradia, protegida por uma pérgola metálica, enquanto que o acesso pedonal está de nível com o piso superior.

No piso 0, de entrada, o átrio, com uma intensa relação visual com o pátio/jardim fronteiro, está separado dos restantes espaços deste piso por uma parede/armário que encerra bengaleiro, quadros eléctricos, arrumos. A partir do átrio acede-se a um núcleo, formado pela cozinha, copa e instalação sanitária social, bem como a uma ampla sala de estar. Articulando a cozinha e a sala, propôs-se um outro espaço, a sala de refeições. No lado oposto à entrada do átrio, uma escada permite a ligação ao piso inferior (-1). Neste piso “semi-enterrado” distribuem-se três quartos, duas instalações sanitárias, “closets” e espaços para arrumos. Todos estes espaços se distribuem a partir de uma sala.

Os espaços exteriores foram alvo de um tratamento cuidado, uma vez que da sua qualidade depende, em grande escala, a qualidade de luz e ambiente dos espaços interiores. Tendo em conta a reduzida área disponível, o projecto criou um conjunto de espaços exteriores, alguns ajardinados, que se relacionam com os espaços interiores nas suas diversas plataformas. Em momentos estratégicos e por vezes inesperados, rasgos e aberturas surgem no contínuo revestimento de tijolo, em busca da luz adequada. Desta forma, cada parcela de jardim que se encontra ligada a um espaço interior da habitação estará, em simultâneo, articulada com as restantes, envolvendo toda a edificação e contribuíndo para a “amarração” do volume ao terreno, desde a peça escultórica que surge repentinamente num dos percursos laterais da habitação, até ao terraço, ao nível da cobertura, para o qual se propôs uma pequena piscina, num espaço amplo, em jeito de acrópole sobre a paisagem.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado