< >
Sala de estar Varq. Salas de estar minimalistas
< >
Sala de estar Varq. Salas de estar minimalistas

A casa Marmi é uma reabilitação com uma pequena ampliação de 45m² situada na linha costeira do mediterrâneo Italiano. A casa, como tanto outras típicas dessa zona é composta por um único piso térreo cercado por paredes estruturais em alvenaria de granito e vãos de dimensões modestas.

Era intenção desde o inicio o aproveitamento do telhado de quatro águas para um quarto e se possível uma zona de trabalho. Servida essencialmente para retiro aos fins-de-semana da vida citadina, os elementos propostos isolam fisicamente os novos proprietários da frente urbana. Sendo o contacto com o exterior estrategicamente controlado por vãos direccionados para o interior da propriedade, garantindo assim o isolamento pedido pelos clientes.

A implantação existente dá serventia à zona de descanso e à cozinha, que, através de um envidraçado pivotante se prolonga até ao exterior rematado pelos muros de xisto negro existentes. Esses espaços, cozinha e zona de descanso é organizada ilusoriamente por um volume formado por paredes existentes revestidas por carpintaria folheada a madeira de carvalho, contendo todo o equipamento necessário à cozinha e a instalação sanitária de apoio aos quartos. Nessa separação, o corredor resultante alberga uma zona de trabalho que se funde com as escadas de acesso ao aproveitamento da cobertura, e para aproveitar e dar ênfase ao pé direito duplo, foi proposto uma estante a todo o seu comprimento.

Na ampliação, que sustenta a sala de estar, zona de leitura e instalação sanitária de serviço, foi mantida através dos materiais o aspecto rústico da pedra e a sua frieza para as épocas mais quentes. Usando uma pedra de tom claro e Italiana, o Travertino, consegue-se uma fluidez de espaços entre o exterior e interior. Toda a sala recebe luz nórdica pelo generoso vão envidraçado que tem com plano de fundo o muro limite da ampliação em betão armado de cor branca que dá a forma e privacidade à sala de estar. Para organizar a sala de estar da zona de entrada foi colocada uma peça funcional revestida a mármore Carrara dando um aspecto escultórico pela forma de como o veio da pedra é casado entre si. Essa peça além de barreira, contem a lareira e arrumos embutidos pelo lado da entrada. Entre a sala e a cozinha, encontra-se a zona de leitura, organizada pelo volume da instalação sanitária de serviço e pelos arrumos que fazem um nicho em carpintaria, focando o leitor/ utilizador a refugiar-se para o pátio interior através do vão que esse nicho contém.

Todo o projecto teve o cuidado em fazer transparecer as linhas sóbrias e funcionalidade de um cliente reservado e amante do silêncio e da leitura. Ao observador urbano só é mostrado um volume branco de betão armado assente em gravilha igualmente branca contrastado por muros existentes de Xisto negro.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado