< >
#fora da caixa, coletivo FAVA coletivo FAVA
< >
#fora da caixa, coletivo FAVA coletivo FAVA

O exercício de repensar o uso de um objeto comum existente e de baixo
custo, como elemento modular de composição de espaço e arquitetura surge como resposta a uma proposta de intervenção de reabilitação por parte da Cooperativa CHÃO à FAVA.

O projeto de reabilitação proposto teria de responder a várias premissas, todas elas de igual modo relevantes para o resultado final, ou seja, um programa extenso, de baixo custo, transportável, transformável e editável.

O módulo surge assim, como sendo um objeto suscetível a modulações e configurações. O mesmo é composto por 3 caixas de madeira, interligadas que permitem a rotação das mesmas entre si, formando as diferentes composições para determinada função/uso, possibilitando que a peça composta corresponda às exigências e necessidades programáticas. O módulo desenvolvido, para além do programa, funciona como uma peça/ objeto de uso independente. Assim sendo, e assumindo as várias valências da peça e o seu caracter hibrido, parece-nos interessante ser colocada à prova no espaço público e a mercê da utilização por parte dos intervenientes.

Nesta perspectiva surge a possibilidade através o evento Jardins Efémeros de experimentar o sistema modular inicial, e colocá-lo à prova no espaço público. Surge assim o #foradacaixa.

Trata-se de uma instalação que tem como conceitos fundamentais a experimentação, a criação de ambientes sinestésicos e a interacção com o público, desafiando e questionando as vivências tradicionais dos espaços arquitectónicos. A flexibilidade dos espaços faz com que a peça funcione como um híbrido, sendo que, apesar dos diferentes zoneamentos e usos específicos e característicos da mesma, não se pode condicionar a apropriação por parte das pessoas, pelo que o desenho e a forma resultam num conjunto com base a apoiar e a responder às exigências do espaço público. O programa apresentado compreende uma zona de mercado, uma zona lounge e uma área de som/dj, onde cada uma se apresenta com uma configuração própria e diferenciadora das restantes, de modo a dar uma resposta a nível funcional, mas também estético.

Por outro lado,uma grande quantidade de caixas de madeira que estão a ser trocadas por caixas de plástico. Nesta prespetiva, o projecto tem uma forte ideologia sustentável e de reutilização do lixo das cooperativas fruticulas.

Ano: 2015

Cliente: Jardins Efémeros

Local: Largo Pintor Gata- Viseu-Portugal

Mecenas: Jornal do Centro

Materials: Caixas de fruta em madeira reutilizadas

Apoio técnico: Visiconcept

Dimensões:

-Area:51.6m2

-Volume: 18m2

-Nº de caixas: 400

Video: https://vimeo.com/133707687

Créditos fotográficos: Telmo Afonso
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado