Casa José Prata, Barbosa & Guimarães, Lda. Barbosa & Guimarães, Lda. Casas modernas
Casa José Prata, Barbosa & Guimarães, Lda. Barbosa & Guimarães, Lda. Casas modernas

Em 1937, na Avenida de Montevideu, uma das mais notáveis artérias da frente marítima da cidade, o arquitecto José Porto, influenciado pelo movimento moderno e pelo racionalismo de Le Corbusier, projecta a moradia José Prata de Lima.

Desde logo, a Casa, pela sua linguagem purista, assume-se por contraste com a excessiva notabilidade das construções vizinhas, maioritariamente moradias tipo palacete abrasileirado.

Infelizmente, à data de elaboração deste projecto, a Casa, fruto dos vários proprietários e usos que acolheu nos últimos 70 anos, foi sofrendo significativas alterações, que não dignificaram a obra original.

Numa nova fase da sua “vida”, com um novo proprietário e principalmente, com uma cidade que muito se transformou nestes últimos 70 anos, a intervenção procura repor a essência subjacente ao projecto de José Porto, reforçando a imagem e linguagem purista que o edifício ostenta.

A volumetria e os alçados mantêm-se, os elementos dissonantes acrescentados posteriormente são demolidos, orientando-se a casa, tal como no seu projecto original para a luz e para o mar.

A casa reorganiza-se nos três pisos existentes, quartos no piso superior, salas e cozinha no piso de entrada, uma segunda zona de estar e restantes áreas de serviço no piso semi-enterrado.

Um conjunto de três pátios vem iluminar os novos espaços criados em cave.

Os materiais são referenciados aos usados por José Porto no projecto original, tradicionais da arquitectura portuguesa, com pavimentos em madeira, alvenarias e tectos estucados e zonas de água em pedras naturais.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado