Casa Cor 2015, Bernardo Horta Arquiteto Bernardo Horta Arquiteto Casas modernas
Casa Cor 2015, Bernardo Horta Arquiteto Bernardo Horta Arquiteto Casas modernas

*Projeto desenvolvido em parceria com Meius Arquitetura (Guilherme José e Giulianno Camatta) e Pedro Lodi.

CONCEITO: O estúdio Casulo é um espaço mutável, concebido em um container, onde queremos demonstrar como hoje, o habitar pode ser flexível. Com isso, o projeto possibilita diferentes “caras” a partir do mesmo mobiliário fixo. O que queremos é um espaço que seja palpável e vivido pelo usuário, um espaço que possa ser tocado e desdobrado, não somente com um simples olhar, mas com a curiosidade individual. Imaginamos um lugar interativo e vivo. A ideia é que através de sistemas simples novos layouts sejam estabelecidos propiciando a utilização do ambiente por diferentes atividades. Desde um espaço de convívio, uma barbearia ou até mesmo uma pequena residência.

MONTAGEM: Com o surgimento de novas tecnologias construtivas, o container surge como nova alternativa. Basicamente a sua estrutura é composta por um container, que sem o devido tratamento é um ambiente escuro e sem ventilação. A customização dos containers é relativamente rápida, e muitas empresas fazem projetos direcionados ao comércio, casas e escritórios, por ser um sistema construtivo de fácil ampliação, através de um sistema modular de encaixes que amplia de forma significativa as estruturas. Etapas da Montagem: 01. Num primeiro momento o container passou por uma customização geral abrindo cortes em sua lataria para tornar o espaço mais arejado. Nesse momento também foi executado um isolamento térmico e acústico realizado com aplicação de lã de vidro (pet reciclável), que são colocadas em forma de sanduiche, entre a estrutura e placas de madeira. Nestes vãos, cria-se passagem para a colocação de tubos de elétrica e canos hidrossanitários. 02. A outra etapa consistiu na divisão interna do ambiente, criando o banheiro e as possíveis áreas programáticas. Para tornar a utilização do espaço em uma maneira mais versátil e adaptável foi pensado em um móvel mutável (contendo várias funções) que se formaria de acordo com a necessidade do usuário.

MATERIAIS E SOLUÇÕES: Para a cobertura do deck foi utilizado uma malha alternada de pallets. O pallet é um estrado de madeira utilizado para movimentação de materiais em grande quantidade. Além de serem mais econômicos do que a madeira comum, os pallets podem ser montados e desmontados conforme a necessidade e, no caso de mudança, todo o material pode ser reaproveitado. A escolha do revestimento de virola se deu pelo baixo custo desse material e pela facilidade de instalação. A chapa de virola é produzida pela colagem de finas camadas (folhas) de madeiras. O material apresenta elevado potencial para o manejo florestal, devido o seu rápido crescimento e abundância de regeneração. A Lã de Pet utilizada nas paredes é um isolante térmico e acústico ecologicamente correto, proveniente de matéria-prima reciclada, 100% reciclável. A Sustentabilidade é seu maior diferencial, uma vez que ela é produzida a partir de garrafas PET recicladas, sem adição de resinas, sem utilização de água ou emissão de carbono durante o processo. Para o paisagismo do ambiente optamos pela utilização somente de vegetação nativa. A utilização da vegetação nativa traz inúmeras vantagens sendo importante realçar a adequação dessas plantas ao nosso clima, sua resistência a possíveis ataques de pragas e ainda contribuem com a diversificação da fauna (sendo alimento para animais locais).

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado