< >
Palácio Igreja Velha / Visioarq - Arquitectos, Visioarq - Arquitectos Visioarq - Arquitectos Espaços comerciais Locais de eventos
< >
Palácio Igreja Velha / Visioarq - Arquitectos, Visioarq - Arquitectos Visioarq - Arquitectos Espaços comerciais Locais de eventos

Arquitectos: Vicente Gouveia, Nuno Poiarez,

Pedro Afonso

Colaboradores Arquitectura: Margarida Pereira, Inês Stoffel, António Teixeira

Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão, Portugal

Área: 2234 m2

Ano Projecto: 2015

Fotografia: Fernando Guerra | FG+SG

Engenharia Estruturas:

A3R

Instalações:

FLUI MEP

Do Arquitecto:

Edificado em 1881, em Vermoim – Vila Nova de Famalicão, o Palácio da Igreja Velha foi durante muitas décadas a mansão de uma importante propriedade rural, “ao estilo barroco com duas torres acasteladas e uma capela anexa, a capela S. Francisco de Assis de estilo neogótico”.

Com a introdução de vários acrescentos e volumetrias que foram descaracterizando este complexo, vários desafios se colocaram neste projecto, ao nível dos aspectos construtivos e funcionais.

A intervenção da Visioarq afirmou a valorização do conjunto através da recuperação volumétrico-espacial, da reparação dos elementos construtivos degradados e das assimetrias criadas ao longo da sua história. A ampliação, com um novo volume edificado para a realização de eventos, complementar ao uso do palácio, foi também um objectivo elencado para este projecto.

A preservação deste património inserido na paisagem cultural local foi possível com critérios de recuperação exigentes, que integraram o novo volume. Este nasce, pois, abraçado pelos elementos confinantes da antiga estrutura, respeitando alinhamentos, promovendo e reforçando o eixo pedonal que atravessa todo o centro do palácio e terminando num volume saliente em consola que serve de recepção aos visitantes do Palácio da Igreja Velha.

O contraponto antigo/novo afirmou-se pela mistura entre materiais da região e outros mais actuais com processos construtivos originais, mantendo uma harmonia cromática e volumétrica na paisagem. O aço corten que reveste grande parte do edifício, o granito, a madeira e o betão dão corpo ao conceito inspirado nos antigos espigueiros da região.

O espigueiro é uma tradicional estrutura rural, normalmente de pedra e madeira, com a função de secar o milho através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo, protegê-lo da destruição por roedores através da elevação do solo. No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte e são alvo de interesse etnográfico e turístico.

A relação interior/exterior afirmou-se pelos grandes envidraçados,sem comprometer a eficiência energética do edifício. É neste âmbito que se introduziu o ripado em madeira – evocando os espigueiros da região – assim como a pala assimétrica em dois planos,que demarca a entrada do edifício de eventos, numa transição feliz entre o interior/exterior.

Finalmente, para os arranjos exteriores, capitalizou-se a variedade de vegetação existente pela demarcação de percursos e praças em pedra de granito, numa atitude contemplativa da paisagem circundante.

Materiais:

Granito Viana

Betão

Madeira de Pinho

Aço Corten

Estrutura mista (metálica e betão)

Vidro

Caixilharias em alumínio.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado