>
Rua Alexandre Braga Nuno Valentim, Arquitectura e Reabilitação
>
Rua Alexandre Braga Nuno Valentim, Arquitectura e Reabilitação

O prédio da Rua Alexandre Braga, propriedade da Fundação Instituto Marques da Silva (FIMS), é projectado pelo arquitecto José Marques da Silva no ano de 1923 e construído entre 1925 e 1928 para rendimento do próprio.

Distribuído por seis pisos a sua organização recorda a habitação corrente plurifuncional portuense. Ao nível do rés-do-chão localizam- se duas entradas, uma destinada ao estabelecimento comercial, própria e independente, e uma segunda entrada individualizada para os restantes espaços do edifício. No 1º andar situam-se três escritórios, sendo o 2º, 3º e 4º andares destinados a habitação.

Refira-se que o sistema construtivo tradicional da casa burguesa portuense foi reinterpretada por Marques da Silva, apresentando-se neste caso um pioneiro processo de ajustamento à incorporação de vigas em betão em forma de “T” invertido que reforçam a estrutura principal (diminuindo a presença de muros estruturais e libertando consequentemente a configuração interior dos espaços). Mantêm-se no entanto a madeira como elemento de estrutura secundária (pavimentos e cobertura) e a pedra nos muros de meação e nos elementos trabalhados da fachada. Trata-se de um dos primeiros edifícios na cidade do Porto a aplicar o betão como elemento estrutural e a assumi-lo como elemento de composição de fachada.

Créditos fotográficos: ©João Ferrand/JFF
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado