Lar Residencial "Torre Sénior", Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas
Lar Residencial "Torre Sénior", Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas

O projecto deste lar residencial é composto por 60 quartos (de três tipologias distintas) com áreas destinadas à direcção e serviços administrativos, instalações para o pessoal, áreas de convívio e actividades, refeições, áreas de serviço (cozinha, copa, lavandaria e apoios), áreas de Saúde e de Hidroterapia, e por fim, áreas técnicas, arrecadações e garagem.

A forma do terreno (triangular na área afecta à construção) e a pendente acentuada do mesmo, condicionaram bastante a proposta, tendo-se optado por projectar um edifício constituído por 2 corpos, perpendiculares entre si, formando uma espécie de “T”.

O corpo mais longo (a Sul), onde se situam as áreas de utilização comum (zonas sociais e de restauração), zonas administrativas e a maior parte dos quartos, dispõe-se paralelamente à pendente, encaixando-se no terreno e tirando partido da exposição solar a Sul e da vista sobre o rio.

Este corpo possui 3 pisos (parcialmente 4, mas nunca alinhados) 2 acima da cota de soleira e 1 abaixo (parcialmente 2).

O segundo corpo (a Poente), possui 3 pisos, 2 acima da cota de soleira e 1 abaixo, totalmente enterrado, onde se localiza a garagem.

O edifício surge-nos mais fechado e contido a Norte (para a rua) e francamente rasgado e envidraçado a Sul sobre o vale.

No piso da entrada (Rés-do-chão) foram localizadas todas as áreas de recepção e actividades, estar e convívio, refeitório e serviços de apoio. A Poente, a área de Saúde com gabinete médico, enfermagem, fisioterapia, ginásio, piscina interior (para hidroterapia e lazer) e balneários de apoio.

No piso 1 localizam-se exclusivamente quartos e áreas de apoio hospitalar.

No Piso -1 (Cave) localizam-se 10 quartos e 8 suites, com quarto e sala (todos no corpo Sul). No corpo Poente localiza-se a garagem (20 lugares), as arrecadações individuais, as áreas técnicas, zonas de estar e ainda banho assistido, rouparia e sujos.

No Piso -2 (Sub-cave) localizam-se 8 suites, arrecadações individuais, áreas técnicas e apoios.

Zonas verdes envolvem o conjunto integrando percursos e áreas de sombra e de estar.

_

Arquitectura: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles

Colaboradores: Rita Gonçalves, Filipe Ribeiro

Especialidades: Termoprojecto

Data Projecto: 2007-2009

Data Obra: 2009-2013

Créditos fotográficos: Manuel Aguiar
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado