Vila Margarida, INSIDE arquitectura+design INSIDE arquitectura+design Corredores, halls e escadas modernos
Vila Margarida, INSIDE arquitectura+design INSIDE arquitectura+design Corredores, halls e escadas modernos

O terreno com 390,00m2, comporta duas construções, com área total coberta de 269m2, a morfologia do terreno desenvolve-se longitudinalmente com duas frentes, permitindo ao edifício habitacional um posicionamento voltado à paisagem a nascente e a pré-existência voltado a Rua Dionísio de Pinho.

Definiu-se como estratégia, desenvolver um projecto de recuperação e a ampliação a partir da recuperação da pré-existência, isto é, recuperar a memória do sistema anteriormente utilizado em fachadas, recuperando o seu espaço exterior, evocando deste modo, o conceito histórico da construção e no seu interior evocando o conceito de arquitectura contemporânea, encontrando assim um equilíbrio entre o antigo/novo.

As fachadas serão todas recuperadas, a nível do 1º andar em excepção da fachada poente que será totalmente restaurado mantendo as linhas a intervir com uma linguagem contemporânea, respeitando o passado. Contudo no r/chão (zona serviços) os vãos existentes não satisfazem o Regulamento Geral de Edificações Urbanas no que respeita as áreas de ventilações/luminosidade, ao qual teremos de intervir no alçado nascente e poente com aberturas de vãos.

Partindo deste volume, é proposta a edificação de uso habitacional, de tipologia T4, dois pisos, articulada em piso inferior (r/chão) e superior (andar) com identidade própria, a qual corresponde ao modo de vida dos clientes, com amplos ambientes de convívio e de lazer, adequados proporções e ministrar uma simbiose e uma vivencia constante entre o interior da habitação e o seu exterior. Essa articulação será feita através de uma escada existente no exterior que será fechada.

No R/chão alberga as zonas de serviços e de convívio, constituída pela entrada, cozinha, copa, casa de banho de serviço, sala de jantar e de estar e escritório e no andar alberga as zonas íntimas constituídas por dois quartos, banho e duas suites constituída por zona de vestir, quarto e banho completo.

Trata-se de uma habitação com 264,23 m2, sendo que a sua área de implantação é de 136,23m2 que inclui a recuperação da pré-existência com uma área de 128,00m2.

Também é proposta a recuperação da pré-existência para apoio a habitação, de um piso (r/chão) constituído por duas garagem, arrumos, lavandaria e corredor de acesso ao interior do lote, sofrendo algumas alterações em ambas as fachadas com excepção das laterais (vizinhos) que serão mantidas.

Os espaços exteriores prevêem no seu tratamento os mínimos de áreas permeáveis de solo e a preservação máxima de árvores, criando zonas verdes que respeitem a imagem de carácter rural da zona. A preexistência terá uma cobertura plana ajardinada não acessível e de escassa manutenção.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado