< >
Uma casa de início de século, Architect Your Home Architect Your Home Corredores, halls e escadas modernos
< >
Uma casa de início de século, Architect Your Home Architect Your Home Corredores, halls e escadas modernos

Contacte-nos através: http://www.architectyourhome.pt/contactos/ ou +351 912 408 380

Um apartamento onde os elementos tradicionais foram valorizados

Bem no centro de Lisboa, este apartamento necessitava de uma reabilitação integral da cozinha, instalações sanitárias, hall de entrada e corredor, mas acima de tudo de uma modernização em termos de infraestruturas e optimização funcional dos compartimentos em questão. O objectivo principal da proposta foi manter a leitura arquitectónica dos elementos existentes, valorizando a madeira e a iluminação natural, apostando numa paleta de cores e materiais coerentes que criam um link visual entre divisões.

A antiga cozinha era um espaço desarticulado, decorrente de adições de mobiliário ao longo de diferentes épocas, com móveis antigos a necessitar de recuperação e uma planta angulosa que condicionaria a intervenção. Um louceiro antigo, a chaminé e uma mesa de fórmica foram recuperados.

As instalação sanitárias foram totalmente reformuladas. Em termos funcionais, as alterações passaram pela introdução de uma lavandaria e pela relocalização da porta de acesso na casa de banho principal com o objectivo de tirar melhorar proveito do espaço. Os revestimentos aplicados nas casas de banho são tradicionais, azulejo tipo Viúva Lamego, matizados de tons azuis na casa de banho principal e verdes na secundária, dando um acabamento original complementar à arquitectura existente. A instalação sanitária secundária foi reformulada de forma a ganhar mais espaço. Por ser um espaço estreito e a pensar na circulação, os equipamentos foram todos posicionados na mesma parede.

Contraste de Cores:

O contraste entre cores valoriza um espaço no sentido em que lhe confere vivacidade e originalidade. Ao longo de todo o apartamento estão presentes fortes contrastes de cor, quer seja nos azulejos, nas madeiras dos pavimentos e portas e até na cor das paredes. O arquitecto fez um jogo curioso entre cores e diferentes materialidades.

Programa:

Reformular funcionalmente o apartamento, criando um ambiente moderno e mantendo a traça histórica do mesmo, foi o objectivo desta intervenção. A cozinha foi integralmente reformulada, mantendo-se os elementos tradicionais que a caracterizavam e acrescentando um toque de irreverência com um painel de azulejos de temática árabe.

Detalhes:

Contrastes:
O contraste entre o aspecto rústico da madeira recuperada e as paredes brancas de linhas simples resulta num jogo entre elementos tradicionais e depurados, criando uma atmosfera equilibrada e acolhedora.

Luminosidade:
Os espaços integralmente pintados de branco e a quantidade de janelas, conferem uma maior luminosidade ao espaço habitável, criando a noção de espaços amplos.

Azulejos:
Os azulejos do tipo árabe, pintados à mão, que foram aplicados na cozinha, conferem uma riqueza visual ao espaço, não só através das suas cores fortes que contrastam com os azulejos brancos, mas também pela forma invulgar como estão dispostos, criando um painel de azulejos rico e apelativo.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado