< >
Restaurante Santa Rita (2011), pedro pacheco arquitectos pedro pacheco arquitectos Espaços comerciais Espaços de restauração
< >
Restaurante Santa Rita (2011), pedro pacheco arquitectos pedro pacheco arquitectos Espaços comerciais Espaços de restauração

O local de intervenção situa-se no piso térreo de um edifício Pombalino, no centro histórico de Lisboa. Trata-se de uma tipologia de armazém muito frequente nestes edifícios, caracterizada por um espaço único definido por três tramos abobadados com paredes em alvenaria de pedra e abóbadas em alvenaria de tijolo maciço. Tem 4,15m de altura máxima, 16,00m de comprimento, 5,50m de largura e uma área de 102m2. Um dos topos do espaço tem contacto directo com a rua pública, através de dois vãos, e o outro com um saguão de ventilação.

O projecto de arquitectura tem como objectivo a alteração do espaço existente para restaurante, a partir de uma preocupação de valorização das suas qualidades arquitectónicas e espaciais: manter a leitura longitudinal do espaço abobadado, marcado pela presença dos arcos e pilastras em pedra lioz.

As opções projectuais partem da necessidade de criar um elemento que estabeleça a separação e a transição entre a sala e a cozinha, libertando visualmente a presença dos arcos e abóbadas ao longo do comprimento total do espaço e introduzindo no espaço interior reflexo e luz.

Este elemento-biombo definido por um sistema de painéis de vidro lacado a branco, alinhado pelo arranque dos arcos de pedra, contorna as diferentes áreas de trabalho da cozinha e as instalações sanitárias públicas, condicionando o acesso à zona de serviço e definindo a nova imagem e ambiente do restaurante.

A luz da rua passa a fazer duplamente parte da atmosfera do espaço, projectando no biombo, reflexos e imagens em movimento e iluminação Led, suspensa e indirecta, inunda o espaço de cor e regula a temperatura da sala.

Fotografia: Fernando Guerra FG+SG

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado