Santa Teresa, Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Jardins de Inverno ecléticos Betão
Santa Teresa, Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Jardins de Inverno ecléticos Betão

Projeto Santa Teresa

Morada Rua de Santa Teresa, 40, Porto, Portugal

Arquitetura PF Architecture Studio

Engenharia ASL&Associados

Construção Homereab

Ano de projeto 2013

Fotografia João Morgado

Santa Teresa é uma rua em pleno coração da renascida baixa da cidade do Porto, uma área urbana envelhecida e gradualmente abandonada nos últimos trinta anos, atualmente alvo de uma radical transformação social, cultural, económica e consequentemente arquitetónica.

Dentro desta dinâmica, muito impulsionada pelo turismo, fomos convidados a reabilitar o edifício de Santa Teresa: uma casa do Séc. XIX, inserida num típico lote que compõe muitos dos quarteirões do Porto. A planta é um retângulo profundo (5,50 x 20,00m) com uma caixa de escadas central mas assimétrica, que foi sofrendo várias alterações de uso ao longo do Séc. XX, chegando até nós num estado de pré-ruína.

O desafio: criar o maior número possível de pequenos apartamentos destinados a arrendamento temporário, city breaks.

A proposta assume-se como resposta a esse programa, em que o existente nos serve de guia para um diálogo de espaços temporais, e assenta num principio simples: re-habitar o espaço respeitando os dois momentos: o passado e o presente, o existente e o novo. A solução nasce ironicamente da canção Little boxes da Malvina Reynolds.

Como princípio: preservar toda a estrutura do edifício, pisos, paredes, tetos, portas e janelas com as suas características formais e tectónicas originais, e integrar pequenas caixas brancas, despretensiosas e abstratas que albergam os novos elementos do programa, como cozinhas e casas de banho, delimitando formalmente o existente do novo.

O resultado são nove apartamentos depurados, onde a luz desempenha um papel fundamental no desenho do espaço.

Pela configuração do espaço existente, os apartamentos da cobertura e do piso térreo possibilitaram a exploração distinta das tipologias, com o uso de mezaninos e a criação de espaços exteriores, pátio e varandas.

Cor: Amarelo
Material: Betão
Créditos fotográficos: João Morgado
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado