< >
Santa Teresa, Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Corredores, halls e escadas ecléticos Madeira Acabamento em madeira
< >
Santa Teresa, Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Pedro Ferreira Architecture Studio Lda Corredores, halls e escadas ecléticos Madeira Acabamento em madeira

Projeto Santa Teresa

Morada Rua de Santa Teresa, 40, Porto, Portugal

Arquitetura PF Architecture Studio

Engenharia ASL&Associados

Construção Homereab

Ano de projeto 2013

Fotografia João Morgado

Santa Teresa é uma rua em pleno coração da renascida baixa da cidade do Porto, uma área urbana envelhecida e gradualmente abandonada nos últimos trinta anos, atualmente alvo de uma radical transformação social, cultural, económica e consequentemente arquitetónica.

Dentro desta dinâmica, muito impulsionada pelo turismo, fomos convidados a reabilitar o edifício de Santa Teresa: uma casa do Séc. XIX, inserida num típico lote que compõe muitos dos quarteirões do Porto. A planta é um retângulo profundo (5,50 x 20,00m) com uma caixa de escadas central mas assimétrica, que foi sofrendo várias alterações de uso ao longo do Séc. XX, chegando até nós num estado de pré-ruína.

O desafio: criar o maior número possível de pequenos apartamentos destinados a arrendamento temporário, city breaks.

A proposta assume-se como resposta a esse programa, em que o existente nos serve de guia para um diálogo de espaços temporais, e assenta num principio simples: re-habitar o espaço respeitando os dois momentos: o passado e o presente, o existente e o novo. A solução nasce ironicamente da canção Little boxes da Malvina Reynolds.

Como princípio: preservar toda a estrutura do edifício, pisos, paredes, tetos, portas e janelas com as suas características formais e tectónicas originais, e integrar pequenas caixas brancas, despretensiosas e abstratas que albergam os novos elementos do programa, como cozinhas e casas de banho, delimitando formalmente o existente do novo.

O resultado são nove apartamentos depurados, onde a luz desempenha um papel fundamental no desenho do espaço.

Pela configuração do espaço existente, os apartamentos da cobertura e do piso térreo possibilitaram a exploração distinta das tipologias, com o uso de mezaninos e a criação de espaços exteriores, pátio e varandas.

Cor: Branco
Material: Madeira
Créditos fotográficos: João Morgado
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado