Casa do Vale, FRARI - architecture network FRARI - architecture network
Casa do Vale, FRARI - architecture network FRARI - architecture network

A casa do Vale localiza-se no centro da cidade de Penafiel num terreno com uma deslumbrante vista sobre o Vale do Cavalum.

Com formato irregular e ampla variação de altimetrias, o terreno garante uma zona plana no confronto com a via pública, onde é feita a entrada.

A chegada à casa é emocionante devido à sua forma abstrata e protegida, sem quaisquer aberturas deste lado, despertando curiosidade no visitante. Está fechada para a entrada no lado norte mas, depois de entrar, um pátio dá-nos as boas-vindas com uma bela vista do vale, excedendo a espectativa da experiência arquitectónica. A casa está totalmente aberta para o lado do vale – primeiro estamos “cegos”, e protegidos, e, em seguida, livres e abertos.

A vista do vale torna-se no único entorno do edifício. Com contemplação exemplar sobre a paisagem, o volume estende-se até ao exterior e tenta integrar-se, para desfrutar do melhor deste ambiente. Desta forma, a vivenda materializa-se segundo uma peça horizontal, com aproximadamente 30m de frente e apenas um piso visível, tendo um outro enterrado. Funcionalmente a casa organiza-se segundo uma divisão da sua planta em duas partes: zona social, com as salas, cozinha e áreas técnicas; e zona privada, onde figuram os quartos. O pátio central, de entrada, determina a separação física destas dois grupos.

O volume homogêneo, estabilizado e adaptado sobre o local, foi trabalhado segundo movimentos de recuo da fachada sul, criando um ritmo de negativos para proteção solar e de chuvas. O alpendre a sul garante o usufruto do espaço exterior contíguo à casa, seguido por um relvado que protege e enquadra as vistas exteriores.

Os pátios estão constantemente a sugerir vida ao ar livre. A relação interior-exterior, e o contexto glamoroso do ambiente contemporâneo – limpo, prático e confortável – pede-nos silêncio para deixar a paisagem tornar-se a mestre deste espaço.

Arquitectos: FRARI - architecture network

Equipa: Maria João Fradinho, Daniel Oliveira, Ángel Delfín, Amparo Bel e Rafael Morais.

Créditos fotográficos: its - Ivo Tavares Studio
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado