< >
Quinta das Azinheiras - Turismo Rural, Carlos Fazenda, arquitectos Carlos Fazenda, arquitectos
< >
Quinta das Azinheiras - Turismo Rural, Carlos Fazenda, arquitectos Carlos Fazenda, arquitectos

1. Localização

Inserida nas imediações do Alandroal, no sítio da Courela do Foro do Seixo, Seixo, Santiago Maior, o terreno localiza-se no lado direito da estrada no sentido da Venda para o Seixo, junto à curva larga antes de chegar ao local do Seixo. O terreno tem uma forma de tira longitudinal regular com cerca de 1 km por 43 metros de largura, numa

2. Descrição do Conjunto edificado

O conjunto compõe-se pela construção de uma Casa Principal, uma ampliação à casa com um corpo autónomo dedicado ao Turismo Rural, com 3 quartos para hóspedes, uma casa para o Caseiro residente, um portão de marcação de entrada junto à estrada do Seixo, uma Piscina, um tanque reservatório de água, uma zona de estendal de roupas e uma praça de acolhimento composta por uma eira e uma zona de parqueamento automóvel.

O acesso ao terreiro de chegada é feito por uma via (permeável) em saibro e grelhas de enrelvamento, com 5,00 metros de largura, a partir da estrada nacional onde se constrói um portão de entrada marcado por uma construção que simboliza uma Azinheira.

Uma peça escultural onde se anuncia o Turismo Rural.

A praça de chegada, serve de espaço de acolhimento ao conjunto e dela emerge o volume da casa num plano mais elevado e onde se destaca a criação de uma eira para salvaguardar a azinheira existente. Logo depois e na entrada da Praça existe um pequeno telheiro destinado a alojar as viaturas dos visitantes e a casa do caseiro.

Da praça de acolhimento tem-se acesso directo ao piso -1, o da garagem, e através de escada ou de rampas regulamentares tem-se acesso ao piso 0, o da entrada.

1ª Fase

O núcleo principal da casa é composto pela construção da parte social do conjunto (com estacionamento em garagem, hall, sala de jantar, sala de estar, sala de jogos, instalação sanitária, cozinha e apoios no piso inferior. Ao nível do piso superior encontramos a suite principal, com um quarto, um “walking-closet” e casa de banho privada com “jacuzzi”. O quarto possui igualmente uma varanda privada limitada a sudeste por uma guarda de vidro.

Ao nível da cave da casa principal, situa-se uma pequena garagem com espaço para uma viatura e arrumos. O acesso ao piso 0, de entrada, efetua-se por intermédio duma escada interior a partir da garagem, ou por uma escadaria e um conjunto de rampas exteriores com pendente de 8%.

Chegando ao espaço social da casa propriamente dita, um átrio de chegada e distribuição permite o acesso à cozinha comum, à zona de sala de estar e sala de jogos (esta última elevada cerca de 0,70m), ao corredor de acesso aos quartos-suite (destinados a serem alugados) e ainda à escada que permite aceder ao piso superior onde se situa o quarto principal do conjunto, destinado ao cliente. Situa-se nesta zona igualmente a sala de jantar, aberta sobre o pátio.

A primeira fase de construção é ainda composta pela construção da casa do caseiro, de tipologia T2, localizado no lado Nordeste da Praça de acolhimento com controle visual sobre o Portão da propriedade. O núcleo das Piscinas localiza-se a Sudeste do conjunto edificado e compreende a casa das máquinas, uma segunda piscina para crianças e sobre esta um tanque de armazenamento de águas da chuva para rega.

A casa das máquinas da piscina situa-se ao nível inferior, oculta sob o relvado adjacente à piscina.

2ª Fase

O segundo núcleo é um edifício autónomo ligado ao primeiro por um corredor envidraçado coberto, dotado de três quartos que se pretendem alugar para efeitos de exploração turística.

A zona de quartos inclui as três suites – das quais uma contém uma instalação sanitária que prevê o uso para pessoas de mobilidade reduzidas – um vassoureiro, armários para arrumos diversos, bem como de um balneário de acesso a partir do exterior, que serve a zona da piscina. Cada suite possui uma zona de quarto de e uma i.s. normal com exceção para a primeira, cuja i.s. tem 5,50m2, pelas razões de acessibilidade de deficientes.

A zona de cobertura acessível – sobre a zona dos quartos e respectivo corredor de acesso – será limitada perifericamente por platibandas de 1,10m de altura excepto na face sudeste, onde deverá existir uma guarda de vidro.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado