< >
Quarto Pedro Miguel Santos, arquitecto
< >
Quarto Pedro Miguel Santos, arquitecto

O projeto localizado no concelho de Penafiel, reutiliza as paredes de granito de uma pequena casa vernacular, inserida num conjunto de outras estruturas domésticas e tradicionais como curral, cozinha, eira e espigueiro.

As principais intervenções no exterior são apenas parte de um processo de estabilização e regularização da estrutura de granito, permitindo a preservação do carácter original da casa, o qual é essencial para para a sua homogeneização no conjunto de estruturas.

A proposta para os 98 m² da casa, divide o programa por dois pisos e une-os por uma escada de lanço único, e que é alinhada pelo sentido longitudinal da estrutura. A área social ocupa o piso térreo, enquanto três quartos e casa de banho localizam-se no piso superior.

Devido à intenção de manter o granito exterior exposto, foi necessário colocar o isolamento térmico numa camada interior. Para ocultar este elemento variamos a utilização de paredes brancas, com contraplacado marítimo folheado a bétula no piso térreo, e utilizamos exclusivamente este último material no piso superior. O uso deste material torna a ambiência interior mais confortável, e assume especial destaque no interior dos quartos, pois estes são de pequena área e carecem de um material menos impositivo que o típico estanhado branco. Foram também deixadas expostas no interior, partes do granito original e que se aproximam dos tons da madeira utilizada.

Arquiteto: Pedro Miguel Santos, arquitecto

Construtora: Francisco Gomes Santos, Lda.

Créditos fotográficos: do arquiteto
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado