< >
Recuperação de casa em Ovar, Nelson Resende, Arquitecto Nelson Resende, Arquitecto Quartos modernos
< >
Recuperação de casa em Ovar, Nelson Resende, Arquitecto Nelson Resende, Arquitecto Quartos modernos

O imóvel existente, localizado em Ovar,
apresentava, antes da intervenção, um estado de abandono que, não obstante a sua condição, revelava perspectivas de consolidação razoáveis, na lógica de manutenção pura e simples da estrutura existente, tal como se encontrava.

Estruturalmente, a edificação não se encontrava em mau estado, havendo apenas a necessidade de substituição de alguns elementos em madeira da estrutura da cobertura.

A grande utilização da madeira neste tipo de construção, desde os tabiques dos tetos e paredes, aos pavimentos, vãos interiores e exteriores, lambrins, portadas, cobertura e restante estrutura dos pavimentos dos níveis do rés-do-chão e andar, revelava a necessidade de fazer uma aproximação cuidada que permitisse a salvaguarda dos elementos, incluindo recuperação e substituições pontuais.

A proposta alia portanto a necessidade de recuperação da maioria dos elementos existentes com a introdução de um programa de habitação do tipo T3, com as necessárias adaptações tipológicas e programáticas.

A habitação, maioritariamente desenvolvida no piso intermédio, mantém as características de maior conforto visual, material e de salubridade neste piso, pelo que o critério de adequação do imóvel mantém o pressuposto de reunir neste piso os principais compartimentos habitáveis.

No nível inferior é proposta a localização de espaços de serviço como lavandaria, pequena cozinha de apoio, arrumo e instalação sanitária, tudo isto devidamente concentrado junto ao lado Norte da edificação, libertando a restante área para instalação de espaço de trabalho/escritório e sala polivalente.

Quanto ao piso superior, a introdução de alterações é feita simplesmente ao nível construtivo, com a revisão da cobertura, caleiras e rufagens, introdução de 5 novos lanternins para melhoria da iluminação e ventilação naturais, assim como a introdução de isolamento térmico e revestimento do plano inclinado da cobertura com painéis de madeira transformada, permitindo uma leitura mais homogénea do espaço, de utilização lúdica.

Quanto ao piso intermédio, já condicionado anteriormente pela matriz construída, foi feito um esforço de acomodação funcional em cada um dos compartimentos existentes, nomeadamente da instalação de quartos, sala e cozinha; exceptuando o espaço de cozinha/refeições que vem ocupar uma das salas existentes, todos os outros compartimentos tiveram uma acomodação natural, sendo que, a introdução de uma instalação sanitária foi localizada no antigo espaço de cozinha e a criação de um novo espaço comum aos 3 pisos, cumprindo a circulação vertical, foi, neste piso, conquistado pela ocupação de uma área já ocupada anteriormente com escada de acesso e arrumo.

Assim, poder-se-á referir que a intervenção teve uma preocupação transversal a todo o imóvel que se caracterizou pela necessidade de recuperação e salvaguarda da maioria dos elementos existentes, quer ao nível estrutural como ao nível da manutenção da matriz funcional, formal e material.

Teve em especial cuidado a instalação de todas as infraestruturas através da criação de novos elementos, visíveis, autónomos da construção existente e que, sem os danificar, permitiram a introdução de iluminação, canalização, climatização, etc..

Quanto aos novos compartimentos de apoio entretanto criados, a lógica introduzida teve a ver com uma estrutura de madeira com forras em painéis de OSB ou Viroc, leves, fáceis de montar e essencialmente reversíveis, não introduzindo alterações de fundo, estruturais, no imóvel.

Em relação a outro tipo de elementos de apoio, como infraestruturas, novos armários, instalações sanitárias, cozinha, circulação vertical, etc., todos eles foram executados em madeira, lacada ou envernizada, mas criando uma espécie de linguagem própria, contemporânea, neutra e sem conotações com os elementos recuperados, tendencialmente muito desenhados.

A nova intervenção não se dissimula ou esconde, mas tendo noção da necessidade de convivência permanente, procura uma adequação silenciosa aos espaços, revalidando-os, procurando o menor ruído visual possível.

Créditos fotográficos: Ivo Tavares Studio
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado