< >
Piscina em Ovar, Nelson Resende, Arquitecto Nelson Resende, Arquitecto Piscinas modernas
< >
Piscina em Ovar, Nelson Resende, Arquitecto Nelson Resende, Arquitecto Piscinas modernas

O local de intervenção proposto,
tinha, à data, implantada uma habitação unifamiliar e um edifício anexo, ambos com uma linguagem de qualidade duvidosa, e com uma ligação entre si mal desenhada, quer na sua complementaridade funcional como no desenho do espaço exterior que provocavam.

A ideia da construção de um edifício albergando uma piscina, permitiu pensar neste espaço como elemento que permitisse o melhoramento da relação espacial entre edifícios.

O pequeno edifício que alberga a piscina foi implantado portanto numa lógica de continuidade espacial com o edifício anexo existente para que, complementarmente, pudessem conformar um grande pátio de ligação entre estes e a casa principal, já existente.

Exteriormente, a área pavimentada com calçada em granito que circunda a habitação e se encosta ao anexo, acaba por ser o único gesto de apropriação do espaço exterior que, em toda a restante área, se encontra sem ocupação assumida, deixando sentir uma certa aridez provocada pelo abandono da terra que não cumpre qualquer outro propósito.

Nesta perspetiva, o pequeno edifício tem como principais objetivos os seguintes aspetos:

- criar um entorno exterior mais controlado, permitindo a sua valorização, desenhando com maior rigor um grande pátio de ligação entre os edifícios existentes;

- introduzir uma abordagem formal que valorize a obra sem criar ruturas mas ao mesmo tempo sem se comprometer negativamente com a pré-existência;

- encontrar a escala adequada para integrar um novo edifício que resolva o programa necessário;

- garantir um acesso e ligação cobertos entre o anexo e o novo edifício;

- criar um tanque com água aquecida e com espaço de circulação e permanência, envolvente a este, preferencialmente na continuidade com um espaço exterior de esplanada.

O edifício entretanto construído cumpre ainda a premissa de manter um valor de construção relativamente baixo, resultado de uma adequação da linguagem arquitetónica que valoriza um exercício de contenção e síntese e que mantém um caracter de simplicidade aparente, com soluções construtivas de fácil execução e manutenção.

Créditos fotográficos: Ivo Tavares Studio
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado