< >
Casa FHQ, PeC Arquitectos PeC Arquitectos Janelas e portas modernas
< >
Casa FHQ, PeC Arquitectos PeC Arquitectos Janelas e portas modernas

Esta casa desenvolve-se em três pisos, cave, r/chão e primeiro andar, sendo que a cércea vai buscar o seu alinhamento às novas construções vizinhas. A implantação aproveita o espaço disponível do lote de forma a respeitar os alinhamentos pré definidos pela Câmara Municipal. Exteriormente distinguem-se dois volumes, um sobre o outro, sendo o inferior de maiores dimensões que segue os limites do polígono lote, e o superior que assume uma ligeira rotação relativamente à extremidade nascente e paralelo à poente. O desalinhamento relativo ao volume inferior confere-lhe um aspecto de “caixa” que pousada sobre o volume inferior e lhe dá uma maior leveza visual.A entrada é marcada pela consola provocada pelos desalinhamentos dos planos e do volume superior.

Os espaços habitacionais desenvolvem-se em dois pisos distintos e por usos distintos, sendo o rés-do-chão destinado à vivência social e o piso 1 aos espaços privados. A partir da entrada temos acesso a um hall de distribuição de onde se inicia a escada de acesso ao piso superior e à cave.

No rés-do-chão desenvolve-se a sala comum, a cozinha, uma instalação sanitária e um escritório. A sala e a cozinha comunicam entre si e a sala abre-se para o espaço exterior através de amplos envidraçados. A escada, comunica com a sala tornando o espaço num “open space”.

No piso superior desenvolvem-se dois quartos com instalações sanitárias independentes. A escada funciona como elemento central que divide os espaços e de onde se acede a cada um deles, Os quartos, um voltado para norte e outro para sul, abrem-se para o exterior através de grandes envidraçados, em que convidam a paisagem como cenário.

Na cave desenvolvem-se a garagem, a área técnica e a lavandaria. A iluminação e ventilação de todos estes espaços da cave assim como da cozinha e da instalação sanitária do rés-do-chão é realizada através de um pátio interior.

Os espaços exteriores apresentam um carácter de prolongamento da própria casa. O pequeno jardim a norte para além de servir de enquadramento à construção funciona como cenário ao escritório, e o jardim das traseiras como prolongamento do espaço da sala.

A entrada da garagem situa-se no vértice do gaveto, entre os dois arruamentos, abrindo-se de forma suave para o passeio público, em que a diferença no pavimento determina o início do espaço privado e do acesso automóvel.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado