Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do Piso 0 Posto9 Arquitectos Garagens e arrecadações modernas
Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do Piso 0 Posto9 Arquitectos Garagens e arrecadações modernas

A obra consistiu na reabilitação integral de um edifício pombalino, caraterizado por um piso térreo de salas abobadadas com arcos em cantaria de pedra, 4 pisos superiores originais em estrutura de gaiola e 2 últimos pisos de construção recente e descaraterizada.

A intervenção caraterizou-se pela manutenção das estruturas e pormenores originais, adequando os espaços interiores às condições de habitabilidade actuais. Mantiveram-se as lajes de origem, anulando-se algumas paredes interiores para garantir dimensões confortáveis por compartimento.

Nos 2 últimos pisos optou-se pela demolição integral do existente e construção de uma estrutura em light steel framing, de comportamento estrutural mais aproximado à gaiola pombalina dos pisos inferiores. Estes pisos correspondem a um novo apartamento duplex, cuja configuração exterior reconstitui as trapeiras existentes na envolvente. Sobre o duplex situa-se um terraço com uma vista de 360º sobre Lisboa e o rio.

As zonas públicas dos apartamentos localizam-se na fachada principal, com vista sobre a Baixa e as zonas privadas mais resguardadas estão orientadas para o saguão das traseiras.

A integração no projecto de todos os acabamentos e pormenores de época foi uma constante no processo de reabilitação de um edifício impregnado de História – neste edifício viveram Ajus e Joé, as “Chinesas Milagrosas”, curandeiras oftalmológicas de Xangai. (história completa em http://www.youtube.com/watch?v=e_hwqXMxdfs)

Créditos fotográficos: Fernando Guerra FG + SG – Fotografia de Arquitectura
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado